Autocarro elétrico da STCP pode chegar ainda em 2017

| Norte
Porto Canal (AYR)

O presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Jorge Delgado, afirmou esta segunda-feira, em cerimónia de apresentação, ter esperança que um dos 15 novos autocarros elétricos chegue ainda este ano.

"Há uma secreta esperança de que o primeiro (dos 15 novos autocarros elétricos a adquirir) possa chegar ainda este ano, mas vamos ver como é que os prazos (do concurso a lançar) correm", afirmou Jorge Delgado.

O presidente indicou que "se não for em dezembro de 2017 por certo logo no início de 2018" uma vez que “depois de algumas dificuldades impostas pela conjuntura nacional e pelas opções políticas passadas, está de volta a qualidade e fiabilidade do serviço que presta”.

O autocarro elétrico é denominado pela empresa de eBUS STCP e foi totalmente desenvolvido em Portugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto.

O concurso para aquisição de 282 novos autocarros movidos a gás natural e 15 veículos elétricos será lançado em março de 2017.

Jorge Delgado afirmou, ainda, que "pela primeira vez nos últimos seis anos" a STCP "voltou a ganhar clientes e reconquistou quota de mercado" e que em 2019 "quando terminar a primeira fase do processo de renovação da frota, para além da percentagem de veículos movidos a combustíveis tradicionais ser inferior a 10%, a frota elétrica será a mais expressiva no país".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.