Ciclone em Moçambique provocou estragos de cerca de 12 milhões de euros

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 20 fev (Lusa) - O Governo moçambicano precisa de 900 milhões de meticais (12 milhões de euros) para reposição de infraestruturas destruídas pelo ciclone que atingiu, na quarta-feira, a província de Inhambane, e causou a morte de sete pessoas e afetado 650 mil.

"O processo de levantamento de dados sobre os estragos continua, mas este pode ser assumido como o valor oficial necessário para a reposição dos estragos", disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Paulo Tomás, avançando que o número de afetados pode aumentar.

De acordo com o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), além de causar a morte de sete pessoas e ferir outras 55, em Inhambane, o ciclone Dineo destruiu 106 edifícios públicos, 70 unidades hospitalares, 998 salas de aula, três torres de comunicação, 48 postos de transporte de energia elétrica.

O porta-voz do INGC disse que um dos principais problemas no levantamento dos dados tem sido comunicação, na medida em que, como resultado da queda das torres, o contacto com as equipas no terreno está condicionado.

"Continuamos a fazer o trabalho, mesmo com estas limitações", observou o porta-voz do INGC, acrescentando que o mais complexo tem sido escalar o interior dos distritos afetados pelo ciclone.

Os distritos de Massinga, Morrumbene, Maxixe, Jangamo, Zavala, Homoíne, Vilanculos, Inharrime e Inhassoro foram os mais atingidos pelo ciclone, um fenómeno que levou as autoridades moçambicanas a ativarem os centros operativos de emergência em todos os locais afetados.

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, deslocou-se à província da Inhambane para inteirar-se sobre a situação das famílias afetadas pelo ciclone, numa equipa também integrada pelo ministro das Obras Públicas e Habitação, Carlos Bonete, e pelo diretor-geral do INGC, João Machatine.

O ciclone, que começou como uma depressão tropical, formou-se no canal de Moçambique e, à medida que se aproximava da costa, aumentou a velocidade, tendo os ventos, até ao meio-dia de quarta-feira, atingido uma velocidade de mais de 100 quilómetros por hora, com rajadas de cerca de 150 quilómetros por hora.

EYAC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.