Universidade da Beira Interior com 1,4 ME para estudar produção de energia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 17 fev (Lusa) - A Universidade da Beira Interior, sediada na Covilhã, está a realizar um projeto que tem como objetivo procurar soluções inovadoras no campo da produção de energia e novos materiais e que implica um investimento global de 1,4 milhões de euros.

Denominado "EMaDeS - Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável", o projeto está a ser desenvolvido no C-MAST - Centro de Ciências e Tecnologias da Engenharia Mecânica e Aeroespacial e conta já com o financiamento aprovado no âmbito do Portugal2020, segundo refere a instituição em nota de imprensa hoje publicada na página oficial da UBI na internet.

"Com uma duração de quatro anos, envolverá uma parte significada dos elementos da unidade de investigação instalada na Faculdade de Engenharia da UBI, para procurar soluções inovadoras no campo da produção de energia e novos materiais", consta na informação.

De acordo com o referido, "a equipa afeta ao EMaDeS terá como objetivos melhorar a produção de energia de forma sustentável e reduzir o seu consumo, trabalhar materiais nano-estruturados para aumentar o seu desempenho e durabilidade e procurar introduzir inovação ao nível de processos e produtos, com vista à utilização racional dos recursos naturais".

O projeto assentará em três linhas de investigação, designadamente a da "melhoria da eficiência energética em máquinas e sistemas", a dos "materiais avançados" e a da "otimização do produto e inovação tecnológica, incluindo recursos endógenos".

A UBI destaca ainda que para o desenvolvimento do EMaDeS, o C-MAST vai ter a colaboração de outras duas unidades de investigação: o FibEnTech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, também da Faculdade de Engenharia e o LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades, da Faculdade de Artes e Letras.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.