BE vai aguardar por esclarecimentos de Mário Centeno no "local próprio"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 fev (Lusa) - O BE considerou hoje que só o ministro das Finanças poderá esclarecer as suas declarações a propósito da Caixa Geral de Depósitos, aguardando por essas explicações que serão feitas "no local próprio", a comissão parlamentar de inquérito.

À margem de um almoço para assinalar os 10 anos da vitória do sim no referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, a deputada do BE Mariana Mortágua foi questionada pelos jornalistas se o ministro das Finanças tem condições para continuar no cargo caso se confirmem as acusações da direita de que Mário Centeno mentiu no parlamento e ocultou comunicações com o antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos António Domingues.

"Quanto às declarações do ministro só ele as poderá esclarecer e haverá um momento próprio para isso que é a comissão de inquérito. O ministro já foi chamado à comissão de inquérito e portanto aguardaremos por essas declarações e por esses esclarecimentos que serão feitos no local próprio, que é a comissão de inquérito à Caixa" [Geral de Depósitos], respondeu.

Mariana Mortágua tinha começado por recordar que "o Bloco de Esquerda já teve oportunidade de dizer publicamente" que entende que "todo este processo foi muito mal conduzido pelo Governo e pelo Ministério das Finanças".

"Ainda assim, e apesar disso, o problema foi efetivamente resolvido na Assembleia da República com o contributo decisivo do Bloco de Esquerda para impor a transparência e, diga-se de passagem, foi esse contributo que levou até, segundo as declarações, à demissão da administração da Caixa que não entendia ser necessário entregar as declarações de transparência", recordou.

Ao final da manhã de hoje, o primeiro-ministro, António Costa, reafirmou a sua confiança no ministro das Finanças, acusado de mentir no inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos, e acusou o PSD e o CDS-PP de se dedicarem "às tricas".

António Costa fez questão de "deixar clara" a sua confiança em Mário Centeno e afirmou que a demissão do ministro das Finanças, já pedida pela oposição, "está fora de questão".

O CDS-PP também já reiterou hoje que o Ministério das Finanças "procurou ocultar" comunicações com António Domingues, insistiu que mentir numa comissão de inquérito pode constituir crime e desafiou o ministro e o primeiro-ministro a retirarem consequências.

"Mentir numa comissão de inquérito é politicamente grave e pode, inclusivamente, nos termos da lei, constituir crime. O senhor ministro das Finanças e o senhor primeiro-ministro terão de retirar as suas consequências", declarou o CDS-PP, em comunicado, em que reitera o que o porta-voz do partido e deputado João Almeida afirmou em conferência de imprensa na quinta-feira.

A tomada de posição dos centristas segue-se a uma declaração escrita do ministro das Finanças, Mário Centeno, em que acusou o CDS de truncar factos para produzir uma "vil tentativa de assassinato" do seu caráter.

JF (PLI/ACL) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.