Canoistas portugueses atacam pódio nos Europeus de maratonas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Prado, 04 jun (Lusa) - Portugal disputa os Europeus de maratonas em canoagem, com possibilidades de vários pódios, de sexta-feira a domingo no Rio Cávado, em Prado, Vila Verde, com destaque para o campeão da Europa José Ramalho (K1).

O canoísta do CF Vilacondense, que é também vice-campeão do Mundo, destaca-se na seleção de 26 elementos, que tem a responsabilidade de manter Portugal no habitual Top 5 internacional na especialidade, na primeira vez que o país organiza o evento.

Samuel Amorim, vice-campeão mundial júnior em C1 e C2 (com Nuno Quintela), é outra das figuras da seleção, tal como Alfredo Faria, surpreendente K1 bronze sub-23 também em 2012: este ano subiram ambos um escalão, pelo que a missão será bem mais complicada.

Em 2012, Portugal conquistou seis medalhas nos Mundiais de Roma, duas delas pelo vice-campeão olímpico Fernando Pimenta (em K2 1.000 com Emanuel Silva), agora ausente, pois na semana seguinte disputa os Europeus de pista, em Montemor-o-Velho.

O selecionador Rui Câncio chamou 26 canoístas de 12 clubes e que serão distribuídos entre seniores, sub-23 e juniores: o objetivo da federação de canoagem é que as maratonas continuem a dar medalhas em série a Portugal.

O CN Ponte de Lima lidera a convocatória, com sete canoístas, seguido do CN Prado e Gemeses, com três, Ligadura, Alhandra SC, CI Montemor e CN Milfontes, com dois, enquanto CF Vilacondense, ARCOR, Sporting, Saavedra Guedes e SC Aveiro dão um atleta.

Programa:

Sexta-feira, 07 de junho:

- 09:00:

Júniores:

K1 Francisco Magalhães, Miguel Rodrigues e Ines Teixeira.

C1 Flávio Tavares e José Machado.

Sub-23:

K1 Joana Sousa.

C1 Rui Lacerda e Samuel Amorim.

- 14:45:

K1 Roberto Martins e Diogo Lacerda.

Sábado, 08 de junho:

- 09:00:

Júniores:

K2 Fábio Cameira/Diogo Raposo e Duarte Azul/Pedro Matos.

K2 femininos.

C2 Diogo Pimentel/Flávio Tavares.

Seniores:

K1 femininos.

C1 Fábio Lopes e Filipe Vieira.

- 14:45:

K1 José Ramalho e Alfredo Faria.

Domingo, 09 de junho:

- 09:00:

Seniores.

K2 Joana Sousa/Ana Pimenta e Monica Cunha/Cristiana Pona.

C2 Samuel Amorim/Rui Lacerda e André Machado/José Machado.

- 12:30:

K2 Nuno Brandão/Nuno Nanita e Alfreo Faria/José Maciel.

RBA // NF.

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.