Congressista dos EUA apanhado com droga vai tirar licença e doar salário

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, Estados Unidos, 21 nov (Lusa) -- O congressista republicano Trey Radel, condenado a um ano de liberdade condicional por posse de cocaína, anunciou na quarta-feira que vai tirar uma licença nesse período e doar o seu salário a organizações de beneficência.

"Estou aqui esta noite para assumir a responsabilidade do que fiz, para prestar contas e aceitar as minhas ações", disse Radel em conferência de imprensa.

Ao anunciar que vai "tirar uma licença de um ano e doar, nesse período, o salário a organizações de beneficência", o congressista disse acreditar na "esperança de recuperar" e servir de "modelo" a toxicodependentes.

Trey Radel, de 37 anos, declarou-se culpado de posse de cocaína num tribunal de Washington e foi condenado esta semana a um ano de liberdade condicionada, que pediu para cumprir no seu Estado, a Florida.

"Vou submeter-me a um tratamento intensivo, que passa pelo internamento, espero ser um modelo de conduta para milhões de outras pessoas que estão a lidar com esta doença", disse.

O congressista foi detido durante uma investigação do FBI ao narcotráfico na área metropolitana de Washington a 29 de outubro.

Nesse dia, Radel encontrou-se com um agente da polícia à paisana num restaurante da área de Dupont Circle, em Washington, e acordou a compra de 3,5 gramas de cocaína.

O congressista e o agente saíram do restaurante e Radel pagou-lhe 260 dólares pela droga e, quando a entrega foi feita, agentes federais aproximaram-se do político e recuperaram a cocaína, indicou a Administração Antidrogas norte-americanas em comunicado.

Eleito em novembro de 2012 para um mandato de dois anos, Radel assumiu o cargo de congressista em janeiro até 2014.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.