Trinta e cinco concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Trinta e cinco concelhos de onze distritos de Portugal continental estão hoje sob "risco muito elevado" de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, em "risco muito elevado" de incêndio estão 35 concelhos dos distritos do Porto (quatro), Viseu (cinco), Aveiro (dois), Coimbra (três), Leiria (três), Castelo Branco (três), Santarém (três), Évora (um), Setúbal (três), Beja (dois), Faro (seis).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 66 fogos que foram combatidos por 1.055 operacionais, apoiados por 294 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde e vento fraco, tornando-se gradualmente em geral fraco do quadrante oeste a partir do início da tarde.

Na Madeira e nos Açores, a previsão aponta para céu com períodos muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 30 graus Celsius, no Porto 26, em Faro 25, Évora 33, Beja 32, Funchal 21, Ponta Delgada 19, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 18.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).