Info

Loja de Emprego de Matosinhos integra 1.200 no mercado de trabalho em 10 anos

Loja de Emprego de Matosinhos integra 1.200 no mercado de trabalho em 10 anos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Loja de Emprego de Matosinhos integrou mais de 1.200 pessoas no mercado de trabalho, cerca de metade do número total de desempregados que foi acompanhando e formando ao longo dos últimos 10 anos, divulgou hoje a autarquia.

“Uma das tónicas mais importantes da Loja do Emprego é a vertente da formação [adequada] quer à procura, quer à oferta. Procuramos fazer esse equilíbrio e ir respondendo ao que o mercado precisa, dotando as pessoas dessas competências”, explicou à Lusa Lurdes Queirós, presidente da direção da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) que, em conjunto com a autarquia, gere a Loja de Emprego de Matosinhos.

A Loja do Emprego, explicou a responsável, foi criada há 10 anos como uma resposta “direcionada para os desempregados”, tendo já acompanhado de forma regular e sistemática 2.530 pessoas e apoiado na construção de 1.451 currículos.

Enquanto serviço de apoio e orientação para a procura de emprego, direcionado a pessoas em situação de desemprego ou em processo de reconversão profissional, a loja implementou 219 ações de formação, certificou 1.257 pessoas e alcançou 1.206 integrações no mercado de trabalho, ou seja, quase 50% dos acompanhados.

“Temos apostado muito na formação. Muitas vezes não temos forma de dar emprego a todos, mas temos uma forma de lhes aumentar as competências e criar ferramentas para, quando houver uma oportunidade, a poderem agarrar”, referiu a também vereadora da ação social da Câmara de Matosinhos.

Para os próximos anos, Lurdes Queirós destacou a necessidade de “continuar a apostar” na vertente da formação das pessoas desempregadas, adequando-a às “necessidades que surgem” e “criando respostas”.

Segundo dados do IEFP, disponibilizados pela autarquia, em dezembro de 2016 o concelho de Matosinhos contava com 9.379 desempregados, número que representa uma diminuição de 1,1% face ao mês anterior e “o valor mais baixo registado desde agosto de 2011”.

Também no mês de dezembro, a maior percentagem de desempregados (45,8%) estava no grupo etário entre os 35 e os 54 anos de idade, sendo que o sexo feminino representava uma proporção superior (50,1%) no total de desempregados de Matosinhos.

De acordo com os números de dezembro do ano passado, o desemprego jovem (inferior a 25 anos) correspondia a 8,1% do total de desempregados, tendo diminuído 1,1% comparativamente com o mês anterior.

Comparando com os concelhos vizinhos, o concelho de Matosinhos registava em dezembro de 2016 a segunda percentagem mais baixa de desemprego jovem, apenas ultrapassado pelo Porto com 7,9%.

+ notícias: Norte

Estudante encontrado em pijama na linha de comboio em Aveiro com lesão num pé

Um universitário de 21 anos foi encontrado hoje em pijama caído junto à linha de comboios da CP, em Aveiro, com uma lesão “gravíssima” num pé, em circunstâncias que estão ainda por esclarecer, informou fonte dos Bombeiros.

Despiste de camião condiciona trânsito na VCI

Um despiste de um veículo pesado de mercadorias está a condicionar o trânsito na VCI, na saída para a Arrábida, no sentido Freixo-Arrábida, apurou esta terça-feira o Porto Canal com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Atualizado 21-05-2019 16:32

Regulador da Saúde abre inquérito a contentores pediátricos do Hospital de São João

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelou esta terça-feira à Lusa que tem em curso "um processo de inquérito" aos contentores de internamento pediátrico do Hospital de São João (HSJ), no Porto.

Atualizado 22-05-2019 11:08

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.