Loja de Emprego de Matosinhos integra 1.200 no mercado de trabalho em 10 anos

Loja de Emprego de Matosinhos integra 1.200 no mercado de trabalho em 10 anos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Loja de Emprego de Matosinhos integrou mais de 1.200 pessoas no mercado de trabalho, cerca de metade do número total de desempregados que foi acompanhando e formando ao longo dos últimos 10 anos, divulgou hoje a autarquia.

“Uma das tónicas mais importantes da Loja do Emprego é a vertente da formação [adequada] quer à procura, quer à oferta. Procuramos fazer esse equilíbrio e ir respondendo ao que o mercado precisa, dotando as pessoas dessas competências”, explicou à Lusa Lurdes Queirós, presidente da direção da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) que, em conjunto com a autarquia, gere a Loja de Emprego de Matosinhos.

A Loja do Emprego, explicou a responsável, foi criada há 10 anos como uma resposta “direcionada para os desempregados”, tendo já acompanhado de forma regular e sistemática 2.530 pessoas e apoiado na construção de 1.451 currículos.

Enquanto serviço de apoio e orientação para a procura de emprego, direcionado a pessoas em situação de desemprego ou em processo de reconversão profissional, a loja implementou 219 ações de formação, certificou 1.257 pessoas e alcançou 1.206 integrações no mercado de trabalho, ou seja, quase 50% dos acompanhados.

“Temos apostado muito na formação. Muitas vezes não temos forma de dar emprego a todos, mas temos uma forma de lhes aumentar as competências e criar ferramentas para, quando houver uma oportunidade, a poderem agarrar”, referiu a também vereadora da ação social da Câmara de Matosinhos.

Para os próximos anos, Lurdes Queirós destacou a necessidade de “continuar a apostar” na vertente da formação das pessoas desempregadas, adequando-a às “necessidades que surgem” e “criando respostas”.

Segundo dados do IEFP, disponibilizados pela autarquia, em dezembro de 2016 o concelho de Matosinhos contava com 9.379 desempregados, número que representa uma diminuição de 1,1% face ao mês anterior e “o valor mais baixo registado desde agosto de 2011”.

Também no mês de dezembro, a maior percentagem de desempregados (45,8%) estava no grupo etário entre os 35 e os 54 anos de idade, sendo que o sexo feminino representava uma proporção superior (50,1%) no total de desempregados de Matosinhos.

De acordo com os números de dezembro do ano passado, o desemprego jovem (inferior a 25 anos) correspondia a 8,1% do total de desempregados, tendo diminuído 1,1% comparativamente com o mês anterior.

Comparando com os concelhos vizinhos, o concelho de Matosinhos registava em dezembro de 2016 a segunda percentagem mais baixa de desemprego jovem, apenas ultrapassado pelo Porto com 7,9%.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.