Instituto de Investigação Tropical vai à AR contestar corte de 47% no orçamento

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 nov (Lusa) - O Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) vai hoje ao parlamento contestar o corte de quase metade das suas verbas, previsto no orçamento do Estado para 2014, uma medida que põe em risco o funcionamento da instituição centenária.

Numa audiência pedida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) pelo Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado, e que a comissão paritária do IICT pediu que fosse com caráter de urgência, vai ser contestada a inscrição na proposta do OE para o próximo ano de um corte de 47% nas verbas do instituto, disse à Lusa Pedro Reis, presidente do Fórum.

"Este corte terá consequências em termos de funcionamento e até de pessoal, uma vez que está prevista uma redução de 40% de verbas com pessoal", disse.

Segundo o responsável, sem este dinheiro não será possível pagar ao pessoal, embora permaneça a dúvida se esta rubrica envolve apenas o pessoal da investigação ou todo o pessoal da instituição.

"Não sabemos que planos existem para estes cortes", disse, afirmando que não conhece qualquer fundamentação para os cortes que foram apresentados.

No que respeita às próprias atividades, também não há dúvidas de que algumas terão que cessar, considera Pedro Reis, lembrando que o IICT tem em curso 50 projetos, que não se poderão todos manter face ao corte de "um montante tão elevado".

Para o responsável, tudo isto é "incompreensível", por um lado porque o orçamento para o IICT já "é muito baixo no orçamento do MNE (1,25%)", por outro lado, porque não foi apresentado qualquer plano, qualquer justificação ou explicação.

Além disso, o IICT foi recentemente sujeito a uma avaliação internacional que conclui que o instituto "estava no bom caminho" e teve a sua lei orgânica aprovada há apenas dois anos, com a definição da sua missão e competências.

"Por isso, para nós não está sequer em causa o avançar deste corte", disse, garantindo que é isso que vão hoje mostrar aos deputados da comissão parlamentar.

A audiência contará com a presença do Conselho Científico do IICT, órgão que foi convidado a participar, na sequência do pedido feito pelo Fórum.

AL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.