S. João da Madeira vai reduzir factura energética em equipamentos desportivos

| Economia
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 20 nov (lusa) - A Câmara de S. João da Madeira vai alterar os recursos energéticos dos dois equipamentos desportivos municipais para, em cada ano, reduzir em 40 toneladas as emissões de dióxido de carbono e em 16.000 euros a fatura de eletricidade.

O investimento para o efeito será de aproximadamente 180.000 euros, mas, segundo o presidente da autarquia, ouvido hoje pela agência Lusa, foi já aprovada para os dois projetos uma comparticipação financeira de 70% pelo programa FEDER.

"Os recintos beneficiados serão o Centro de Formação Desportiva e o Pavilhão das Travessas, cujas faturas energéticas irão baixar", declarou o presidente Ricardo Oliveira Figueiredo. "Ao mesmo tempo, irá melhorar-se o serviço prestado à população nesses dois equipamentos e será reforçada a qualidade do ar que se respira nessas zonas", acrescentou.

A transformação dos dois equipamentos deverá arrancar em 2013 e, no caso do Centro de Formação, prevê-se que ali seja instalado um sistema solar térmico para aquecimento das águas utilizadas nos balneários e instalações sanitárias.

Já no Pavilhão das Travessas, essa medida também está prevista, mas a intervenção ao nível do aquecimento inclui ainda o recurso a uma caldeira de biomassa para apoio ao aquecimento das águas, em detrimento do consumo de energia de origem fóssil como o gás.

Nesse recinto, tanto os quatro balneários como a plateia com capacidade para 6.000 espetadores serão ainda sujeitos à substituição das respetivas luminárias, no que o objetivo é trocar as existentes por equipamentos com menor consumo de eletricidade.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.