Primeira fábrica da Salvador Caetano na Ásia inaugurada hoje no nordeste da China

Primeira fábrica da Salvador Caetano na Ásia inaugurada hoje no nordeste da China
| Economia
Porto Canal

A primeira fábrica do Grupo Salvador Caetano na Ásia, destinada à produção de autocarros para serviços especiais, arrancou hoje em Dalian, nordeste da China, em parceria com uma empresa chinesa local.

"Este projeto é o mais recente exemplo da capacidade da Salvador Caetano Indústria em exportar inovação, competência e 'know-how' a uma escala global", afirmou o presidente da empresa, José Ramos, num comunicado divulgado pelo grupo português a propósito da inauguração da "Brilliance Caetano".

Segundo a mesma nota, "foi constituída uma equipa de engenheiros portugueses especializados a trabalhar simultaneamente em Vila Nova de Gaia e em Dalian e estão a decorrer programas intensivos de formação ministrados aos colaboradores chineses", mas "o cérebro da empresa continuará a estar em Portugal".

A nova empresa mista representa um investimento de oito milhões de euros, realizado em partes iguais pela Salvador Caetano e a Brilliance Auto (Divisão Special Vehicles), empresa do Grupo Huachen ligada ao setor automóvel e associada à marca BMW.

Com uma área de 3,2 hectares, a fábrica da Brilliance Caetano prevê empregar cerca de 250 pessoas nos primeiros anos de atividade e, além de autocarros para aeroportos, poderá produzir outros veículos especiais, como autocarros escolares e autocarros urbanos elétricos.

A capacidade instalada inicial será de 150 unidades por ano, mas poderá ser estendida até 300 unidades, "em função da procura do mercado", disse a empresa.

A possibilidade de a Brilliance Caetano exportar para os mercados vizinhos da China está igualmente "em aberto".

Para a Salvador Caetano, que há 23 anos exporta para a China a partir da sua fábrica em Vila Nova de Gaia, a parceria com aquela empresa chinesa "representa uma oportunidade de crescimento significativo da atividade industrial num mercado em forte expansão".

Já em 2014, as exportações para Dalian de mais 120 kits destinados à montagem dos referidos autocarros deverão traduzir-se numa faturação de 10 milhões de euros, prevê o grupo português.

Nascido em 1946 a partir de uma pequena unidade ligada ao fabrico de carroçarias para autocarros, o Grupo Salvador Caetano abrange hoje mais de 150 empresas, em sete países: Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Cabo Verde, Angola e, agora, China.

No conjunto, o grupo emprega mais de 5.000 pessoas e, em 2012, o seu volume de negócios, em bens e serviços, ultrapassou os 1.500 milhões de euros.

Dalian - estratégico porto do nordeste da China e sede de um município com cerca de sete milhões de habitantes - fica a mil quilómetros de Pequim, a meio caminho entre a capital chinesa e a península coreana.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.