Movimento cívico contra a eutanásia propõe-se explicar porque há limites

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jan (Lusa) -- Um grupo de cidadãos contra a eutanásia propõe-se explicar à sociedade portuguesa "o que é isto de defender a vida humana", sublinhando que, nesta matéria, "há limites".

Trata-se do movimento cívico Stop Eutanásia, que se propõe "defender a vida com dignidade até ao fim".

Marta Roque, uma das fundadoras do movimento, explicou à agência Lusa que a eutanásia é um assunto que "preocupa" bastante os elementos que compõem esta iniciativa cívica que garante ter informações "científicas" que justificam a oposição a esta prática.

"Somos apoiados por ligações internacionais, como na Bélgica, onde a eutanásia está legalizada", adiantou, defendendo um "movimento mais alargado" que debata "a experiência de outros movimentos nesses países".

Segundo Marta Roque, o movimento surge porque está contra a eutanásia e quer informar as pessoas com critérios rigorosos e científicos", disse.

O movimento será apresentado terça-feira, em paralelo com a formação "Promover a Biopolítica", ministrado online pela Associação Francesa Alliance Vitta.

O Stop Eutanásia tem como fundadoras Sofia Guedes, Marta Roque, Graça Varão, Thereza Carvalho, conta com "centenas de apoiantes das mais diversas áreas", como António Prôa, Fernando Seara e José Ribeiro e Castro.

SMM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.