Comboio exclusivo para turistas na linha do Douro entre maio e outubro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Peso da Régua, Vila Real, 12 jan (Lusa) -- A CP e três operadores marítimo-turísticos acordaram colocar em funcionamento um comboio diário entre o Porto e Régua, na Linha do Douro, que será exclusivo para os turistas dos cruzeiros fluviais e irá circular entre maio e outubro.

A CP - Comboios de Portugal e as empresas Barcadouro, Rota do Douro e Tomaz do Douro assinam na segunda-feira, no Peso da Régua, um protocolo de cooperação que visa o reforço do transporte de passageiros na Linha do Douro.

Este acordo ocorre meses depois de os operadores terem criticado o "mau serviço" prestado pela transportadora ferroviária nacional e terem substituído o comboio pelo autocarro, como meio de transporte complementar ao barco.

A CP e os três maiores operadores marítimo-turísticos especializados em cruzeiros de um dia no rio Douro chegaram agora a um acordo que viabiliza a realização de uma circulação diária entre as estações de Porto São Bento e da Régua, em ambos os sentidos, para transporte exclusivo dos turistas que utilizam o comboio como meio complementar de transporte.

Fonte das empresas explicou hoje à agência Lusa que os dois comboios da oferta dedicada ao turismo de cruzeiros comportarão entre 200 e 600 lugares sentados, conforme a procura.

Este serviço irá estar disponível entre 01 de maio e 31 de outubro.

Neste período e até à conclusão da eletrificação da Linha do Douro, o comboio exclusivo para turistas dos cruzeiros fluviais partirá da estação de São Bento, no Porto, pelas 8:25 horas, chegando à Régua às 10:25 horas.

No sentido inverso, a viagem tem início às 17:15 horas e estará concluída às 19:10 horas, no Porto.

Em agosto, os operadores decidiram substituir o comboio por autocarros como meio de transporte complementar ao barco, após críticas ao "mau serviço" prestado pela CP, uma posição tomada depois de muitas queixas por parte dos clientes que tinham que viajar de pé, apinhados e em carruagens sem ar condicionado.

Estas empresas fornecem viagens de umas horas a um dia, que podem partir do Porto, do Peso da Régua, Pinhão ou Barca de Alva, e o pacote proporcionava a viagem de regresso de comboio.

Em dezembro, os três operadores turístico fluviais uniram-se novamente para apelar à modernização da linha ferroviária do Douro.

A assinatura do protocolo entre decorre na Estação Ferroviária da Régua e conta com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Segundo a CP, o protocolo visa ainda o reforço "da atratividade da marca turística Douro".

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.