Empresários do calçado consideram negócio "satisfatório" no 3.º trimestre - APICCAPS

| Economia
Porto Canal

O estado dos negócios da indústria portuguesa de calçado permaneceu "satisfatório" no terceiro trimestre do ano, com a produção a aumentar ligeiramente e a carteira de encomendas garantida por "um período significativo", segundo o inquérito de conjuntura setorial.

O inquérito aos industriais do setor elaborado pela Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) revela que, de julho a setembro, a utilização da capacidade produtiva foi normal para a época do ano e a produção demonstrou uma "ligeira tendência de crescimento".

"Na maioria das empresas, a carteira de encomendas garante a atividade por um período significativo", refere a associação, salientando que esta evolução se tem refletido no emprego, que "continuou a evoluir positivamente" no setor.

Apesar de terem evoluído "favoravelmente", os mercados externos e o preço das matérias-primas mantêm-se como "os principais focos de preocupação" dos inquiridos.

Até ao final do ano, a expectativa dos empresários é que a situação "não se alterará substancialmente", devendo a produção "estabilizar", a carteira de encomendas registar "algum crescimento" e o emprego manter a tendência positiva que vem demonstrando.

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 56 milhões de pares de calçado nos nove primeiros meses do ano, no valor de 1.336 milhões de euros, mais 7,2% do que mesmo período do ano anterior.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.