Info

Fundação da Juventude e Câmara do Porto lançam programa local de empreendedorismo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jan (Lusa) -- A Câmara do Porto e a Fundação da Juventude lançam na terça-feira o "primeiro programa de empreendedorismo de base local", que pretende melhorar as competências empreendedoras dos jovens do concelho e dinamizar ideias de negócio, foi hoje divulgado.

Em declarações à Lusa, Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude explicou que a "primeira iniciativa" do "Empreende Jovem" é a criação de uma plataforma online (www.empreenderjovem.pt) que "congrega toda a informação" sobre o tema, reunindo dados sobre as atividades de empreendedorismo a serem desenvolvidas no Porto e os apoios ao empreendedorismo jovem.

"Este é o primeiro projeto que congrega esforços entre a Fundação da Juventude e uma autarquia", acrescentou o responsável, indicando que a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto vão ser "parceiros estratégicos" do projeto.

De acordo com o responsável, o programa vai também traduzir-se num "concurso de ideias de negócio" aplicado à cidade do Porto, em formações para o empreendedorismo para jovens licenciados desempregados e em sessões de formação nas escolas.

"É importante educar os jovens para esta temática. Queremos, junto dos jovens, fomentar uma cultura do empreendedorismo", afirmou.

Em comunicado, a Fundação da Juventude explica estar em causa uma "estratégia de formação e edução para o empreendedorismo", a partir da qual a Fundação e a Câmara desenvolvem "um conjunto de iniciativas continuadas", com vista a afirmar o Porto "como cidade de referência no empreendedorismo jovem".

O projeto destina-se a jovens residentes e/ou estudantes no Porto e tem por base "um conjunto de iniciativas focadas na promoção de uma maior cultura para o empreendedorismo".

"Move Your Way @ Porto" é uma das iniciativa, a concretizar através de um roteiro local do empreendedorismo, como "sessões de capacitação presenciais nas escolas e universidades" para "difundir o desenvolvimento do espírito de iniciativa, a motivação pelo empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras".

O "Empreende Jovem" concretiza-se, também, através de um concurso de ideias dirigido a jovens do ensino Secundário, Profissional e Universitário, que desta forma têm a possibilidade de "transformar uma ideia num negócio".

"O objetivo passa por incentivar os jovens a apresentar projetos inovadores, elegendo como áreas de referência o Empreendedorismo Criativo e Social. A formalização das candidaturas deve ser efetuada até maio", descrevem os organizadores.

A tudo isto, soma-se um "programa de formação e mentoring para jovens licenciados desempregados, residentes na cidade do Porto", para promover novas ideias, criar "novos negócios e novas organizações".

A gestão da inovação dentro de uma organização e a promoção do emprego e do autoemprego são outros dos objetivos desta formação, que arranca em fevereiro.

Citada num comunicado divulgado pela Fundação da Juventude, a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, destaca que "os jovens constituem um fator essencial no desenvolvimento de uma cidade e no desenho do futuro da mesma".

Assim, a Câmara dinamiza este programa com a Fundação da Juventude com vista a dotar os jovens de "ferramentas que procuram responder às suas necessidades e anseios e com a ambição de lhes dar melhores condições para empreenderem", acrescenta Guilhermina Rego.

A Fundação da Juventude lança anualmente programas de apoio ao empreendedorismo jovem, entre os quais se destaca o Programa NIDE (Ninhos de Empresas), o Roteiro Nacional do Empreendedorismo e o EYP -- Empowering Youth Potencial.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Parlamento aprova audições de administração, trabalhadores da Casa da Música e da ACT

A comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social aprovou hoje o requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir, com urgência, a ACT, representantes dos trabalhadores e administração da Casa da Música, disse à Lusa o deputado José Soeiro.

PJ deteve suspeito de violar adolescente de 13 anos em Penafiel

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Penafiel um homem, de 20 anos, suspeito de ter abusado sexualmente de uma menor, na zona de Entre-os-Rios, informou hoje a autoridade policial.

Covid-19: Autarcas do Alto Minho e da Galiza protestam pela reabertura "imediata" de fronteiras

Presidentes de câmara portugueses e galegos de municípios banhados pelo rio Minho exigiram hoje a reabertura "imediata" de mais três pontos entre Portugal e Espanha de forma a corrigir o que dizem ser uma injustiça dos dois Estados.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.