Fundação da Juventude e Câmara do Porto lançam programa local de empreendedorismo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jan (Lusa) -- A Câmara do Porto e a Fundação da Juventude lançam na terça-feira o "primeiro programa de empreendedorismo de base local", que pretende melhorar as competências empreendedoras dos jovens do concelho e dinamizar ideias de negócio, foi hoje divulgado.

Em declarações à Lusa, Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude explicou que a "primeira iniciativa" do "Empreende Jovem" é a criação de uma plataforma online (www.empreenderjovem.pt) que "congrega toda a informação" sobre o tema, reunindo dados sobre as atividades de empreendedorismo a serem desenvolvidas no Porto e os apoios ao empreendedorismo jovem.

"Este é o primeiro projeto que congrega esforços entre a Fundação da Juventude e uma autarquia", acrescentou o responsável, indicando que a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto vão ser "parceiros estratégicos" do projeto.

De acordo com o responsável, o programa vai também traduzir-se num "concurso de ideias de negócio" aplicado à cidade do Porto, em formações para o empreendedorismo para jovens licenciados desempregados e em sessões de formação nas escolas.

"É importante educar os jovens para esta temática. Queremos, junto dos jovens, fomentar uma cultura do empreendedorismo", afirmou.

Em comunicado, a Fundação da Juventude explica estar em causa uma "estratégia de formação e edução para o empreendedorismo", a partir da qual a Fundação e a Câmara desenvolvem "um conjunto de iniciativas continuadas", com vista a afirmar o Porto "como cidade de referência no empreendedorismo jovem".

O projeto destina-se a jovens residentes e/ou estudantes no Porto e tem por base "um conjunto de iniciativas focadas na promoção de uma maior cultura para o empreendedorismo".

"Move Your Way @ Porto" é uma das iniciativa, a concretizar através de um roteiro local do empreendedorismo, como "sessões de capacitação presenciais nas escolas e universidades" para "difundir o desenvolvimento do espírito de iniciativa, a motivação pelo empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras".

O "Empreende Jovem" concretiza-se, também, através de um concurso de ideias dirigido a jovens do ensino Secundário, Profissional e Universitário, que desta forma têm a possibilidade de "transformar uma ideia num negócio".

"O objetivo passa por incentivar os jovens a apresentar projetos inovadores, elegendo como áreas de referência o Empreendedorismo Criativo e Social. A formalização das candidaturas deve ser efetuada até maio", descrevem os organizadores.

A tudo isto, soma-se um "programa de formação e mentoring para jovens licenciados desempregados, residentes na cidade do Porto", para promover novas ideias, criar "novos negócios e novas organizações".

A gestão da inovação dentro de uma organização e a promoção do emprego e do autoemprego são outros dos objetivos desta formação, que arranca em fevereiro.

Citada num comunicado divulgado pela Fundação da Juventude, a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, destaca que "os jovens constituem um fator essencial no desenvolvimento de uma cidade e no desenho do futuro da mesma".

Assim, a Câmara dinamiza este programa com a Fundação da Juventude com vista a dotar os jovens de "ferramentas que procuram responder às suas necessidades e anseios e com a ambição de lhes dar melhores condições para empreenderem", acrescenta Guilhermina Rego.

A Fundação da Juventude lança anualmente programas de apoio ao empreendedorismo jovem, entre os quais se destaca o Programa NIDE (Ninhos de Empresas), o Roteiro Nacional do Empreendedorismo e o EYP -- Empowering Youth Potencial.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.