Novo crescimento do PIB confirma "trajectória francamente positiva" - ministra Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 14 nov (Lusa) - A ministra das Finanças considerou hoje, em Bruxelas, que o crescimento de 0,2% da economia portuguesa no terceiro trimestre, e pelo segundo tgrimestre consecutivo, é "animador" e, em conjunto com outros indicadores, mostra que "a trajetória é francamente positiva".

Falando à saída de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro, Maria Luís Albuquerque, ao comentar os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam um novo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, sublinhou que este "está em linha com o crescimento da União Europeia" e disse que "é animador verificar que o terceiro trimestre registou mais uma vez um crescimento positivo" e que "Portugal saiu da recessão técnica".

"É de evidenciar a forma como a economia portuguesa está a reagir nesta fase", disse, sustentando que o facto de Portugal já ter registado "dois trimestres consecutivos de crescimento, em conjunto com uma série de indicadores mais para a frente", mostra que "os esforços e os sacrifícios, que têm sido muitos, estão a valer a pena" e é necessário "persistir nesta trajetória de ajustamento para consolidar estes resultados positivos".

A ministra advertiu todavia que "é normal que este percurso de crescimento tenha algumas oscilações, isto é, que num trimestre (a economia) cresça mais por determinados fatores específicos, noutro trimestre tenha um crescimento inferior, ou até que possamos ainda ter algum trimestre com um crescimento marginalmente negativo", mas que o que é importante salientar é que, olhando para os diversos indicadores, incluindo produção, exportações, execução orçamental e receita fiscal, "a trajetória é francamente positiva nas várias frentes", de "há muitos meses a esta parte".

"Tudo indica uma recuperação já consistente", mas que, "naturalmente, ainda vai demorar algum tempo" para consolidar, apontou.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.