"Testes de 'stress' são um jogo extraordinariamente perigoso" -- Ulrich

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, considerou hoje que os testes de 'stress' conduzidos pelas autoridades europeias assentam em pressupostos "virtuais", pelo que são "um jogo extraordinariamente perigoso".

"Sou altamente favorável aos exames da qualidade dos ativos que temos no balanço. Agora, estes testes de 'stress' são um jogo extraordinariamente perigoso", lançou o banqueiro, num evento em Lisboa promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

E reforçou: "Já se devia ter acabado com este jogo dos testes de 'stress'. É um perigo estar a gerir organizações por causa de um jogo virtual, que obriga os decisores a tomarem decisões com base numa coisa teórica".

De acordo com o presidente do BPI, este tipo de exercícios deviam apenas "ser usados à porta fechada na relação entre reguladores e regulados".

Porém, "com este espetáculo, é extremamente perigoso, mas temos que os reguladores não tenham consciência", realçou.

De resto, o presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, alinhou pelo mesmo diapasão, ainda que num tom mais moderado.

"O Dr. Fernando Ulrich tem toda a razão. São hipóteses teóricas", afirmou Salgado.

"Estamos a entrar numa fase de recuperação económica e esses testes ainda não têm isso em conta", assinalou.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.