Utentes exigem reabertura da Urgência Básica no Hospital de Espinho

Utentes exigem reabertura da Urgência Básica no Hospital de Espinho
| Norte
Porto Canal (MYR)

Os cidadãos de Espinho criaram um Movimento de Utentes da Saúde para recolher assinaturas com objetivo de repôr o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Espinho, adiantou a Lusa, esta sexta-feira.

O Movimento de Utentes da Saúde é uma iniciativa que pretende repôr no Hospital de Espinho o serviço de urgência que foi retirado em 2007, de modo a evitar que a população local não sature a Urgência de Gaia, que já tem um período de espera de várias horas para casos de menor gravidade, adiantou a Lusa, esta sexta-feira.

"Ora, como o Hospital de Espinho já tem a infraestrutura da Urgência Básica toda montada, equipada e pronta a entrar novamente ao serviço, queremos agora levar este assunto ao Parlamento, para recuperar o que nos tiraram e garantir um melhor serviço de saúde às populações", adiantou um dos organizadores da iniciativa, António Moreira, à Lusa. Esta medida será uma vantagem para o concelho de Espinho, as freguesias que se encontram mais próximas e para as populações que frenquentam o Hospital de Gaia, que já se encontra sobrecarregado.

O Serviço de Urgência Básica foi suspenso por razões políticas, "centralizadoras" e "economicistas", com a garantia de que teriam "em  permanência no hospital uma ambulância do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e uma VMER [Viatura Médica de Emergência e Reanimação], o que nunca foi cumprido", acrescentou o responsável. "Por essas e por outras é que o Serviço Nacional de Saúde está a braços com situações muito complexas, como o desgaste dos seus profissionais - porque um sítio concebido para atender 'x' utentes não pode responder com a mesma eficácia e qualidade quando passa a receber três ou quatro vezes mais gente", concluiu António Moreira.

O Hospital de Espinho, está atualmente inserido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia-Espinho, enquanto polo nº III.

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.