Projeto "Joãozinho" quer reunião com Governo para avançar com ala pediátrica

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 dez (Lusa) -- A associação "Um Lugar para o Joãozinho", que visa construir uma ala pediátrica no hospital São João, no Porto, defendeu hoje que aquela obra "tem de ser feita" e pediu ao Governo uma reunião com todas as partes envolvidas.

"Esta obra tem de ser feita. Por isso, já a seguir, vou pedir ao senhor Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que convoque uma reunião com as diferentes partes envolvidas -- Administração do HSJ, Direção da Associação Joãozinho, Administração do Continente/Sonae e Administração do Consórcio Lucios-Somague -- para tratar de dois pontos, um que está a impedir a obra, outro que assegura uma parte significativa do seu financiamento futuro", indica o presidente da associação, Pedro Arroja, num email hoje remetido ao presidente do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) e ao Ministério da Saúde.

Na missiva, a que a Lusa teve acesso, Pedro Arroja defende o "desimpedimento imediato do espaço por parte do hospital para que a obra possa prosseguir" e a "prossecução do dossier Mecenas-Continente, que garante uma parte importante do financiamento futuro da obra".

No documento, o responsável tece duras críticas ao parecer jurídico divulgado em outubro sobre a construção da nova ala pediátrica financiada pelo Continente Hipermercados, em troca da construção de um supermercado no terreno do hospital.

"Caro Dr. Oliveira e Silva [presidente do CHSJ], já deve antecipar o valor que eu atribuo ao parecer, aliás, nota jurídica, da autoria do Dr. Vasco Moura Ramos -- zero. Um papel feito de generalidades, banalidades e suposições falsas e mentirosas e, no fim, inconclusivo -- como não podia deixar de ser para quem não sabe daquilo que está a tratar", pode ler-se.

Ainda sobre o parecer, Pedro Arroja refere ter existido um "conflito de interesses" por parte do autor, advogado da Cuatrecasas, sociedade que contra ele "tinha apresentado uma queixa-crime" por difamação.

"Aproxima-se mais um Natal e as crianças continuam internadas num barracão", escreve Pedro Arroja, acrescentando: "um dia estas crianças vão-nos perguntar por que é que não fizemos esta obra, se a comunidade estendeu as mãos para reunir os recursos que a tornam possível".

Contactado pela Lusa, o Centro Hospitalar de São João escusou-se a comentar o assunto.

No final de outubro, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse que o projeto "Joãozinho" é "um problema que tem de se resolver".

O "Joãozinho" nasceu em 2009 e em março de 2015 foi lançada a primeira pedra da obra pelo então primeiro-ministro, Passos Coelho. O projeto só avançou nove meses depois com a demolição de instalações junto à Urgência Pediátrica, mas a obra voltou a parar pouco tempo.

LIL (PM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.