Austrália aumenta ajuda humanitária às Filipinas para 20,8 ME

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 14 nov (Lusa) -- A Austrália elevou hoje o valor da ajuda destinada às vítimas do tufão Haiyan, que devastou o centro das Filipinas na sexta-feira, para 30 milhões de dólares australianos (20,8 milhões de euros).

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, revelou que ao montante prometido até ao momento por Camberra para ajudar as Filipinas somar-se-á uma verba adicional de 20 milhões de dólares australianos (13,9 milhões de euros).

A Austrália torna-se assim no maior doador para os afetados pelo tufão Haiyan, que causou, segundo dados oficiais atualizados hoje, pelo menos 2.357 mortos. No total, estima-se que oito milhões de pessoas tenham sido afetadas.

Abbott explicou que o novo fundo servirá para aliviar os problemas de nutrição, cobrir carências ao nível da saúde e da proteção infantil, bem como para comprar alimentos de primeira necessidade e facultar apoio à logística, segundo a cadeia televisiva local ABC.

"Como bom amigo e vizinho, a Austrália está ao lado das Filipinas que lida com este desastre humanitário", afirmou o chefe de Governo australiano.

Dois aviões militares australianos com pessoal médico chegaram, esta noite, às Filipinas para dar apoio às operações humanitárias, enquanto os soldados australianos se preparam para dotar, nos próximos dias, a cidade de Tacloban de sistemas de purificação de água e de geradores elétricos, segundo a ABC.

O Governo filipino calculou em 3.800 milhões de pesos (64,8 milhões de euros) a ajuda disponibilizada por 36 países e organizações, depois de a ONU ter instado a comunidade internacional a enviar uma verba de 301 milhões de dólares (224 milhões de euros) para responder, nos próximos seis meses, à situação de emergência que se vive atualmente nas Filipinas.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.