Estado de saúde de Mário Soares sem agravamento nas últimas horas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 dez (Lusa) - O estado de saúde do antigo Presidente da República Mário Soares não se agravou nas últimas horas, mantendo-se na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha "numa situação crítica e com prognóstico reservado", revelou hoje fonte hospitalar.

"O Hospital da Cruz Vermelha informa que durante a manhã não houve alteração significativa no estado de saúde do doutor Mário Soares, mantendo-se na Unidade de Cuidados Intensivos, numa situação crítica e com prognóstico reservado", disse aos jornalistas o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.

De acordo com o segundo boletim clínico do dia, revelado depois das 13:00, a situação de Mário Soares, de 92 anos, está "neste momento estável e não sofreu nenhum agravamento nas últimas horas".

"O doutor Mário Soares vai manter o mesmo nível de vigilância clínica, multidisciplinar que a situação exige", acrescentou.

José Barata respondeu ainda aos jornalistas que é "natural que os exames continuem a ser feitos, até porque Mário Soares está em vigilância permanente".

Está previsto que ao final da tarde haja um novo ponto de situação.

De manhã, no primeiro boletim clínico do dia, o Hospital da Cruz Vermelha informou que Mário Soares se mantinha em situação crítica e com prognóstico reservado, mas que tinha tido "uma discreta melhoria do estado de consciência" e já reagia a estímulos.

Mário Soares deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha na madrugada de terça-feira, onde está internado na Unidade de Cuidados Intensivos.

O bispo Januário Torgal Ferreira esteve esta manhã naquela unidade hospitalar para visitar Mário Soares, de quem "foi sempre extremamente amigo".

"Eu venho sobretudo prestar homenagem a um lutador pela liberdade, pela tolerância, um aceitador reto e não populista pela diferença. É bom encontrar-se um homem que diz o que pensa", disse aos jornalistas.

Segundo Januário Torgal Ferreira a amizade por Mário Soares "radica essencialmente por ele ser laico, republicano e socialista".

"Não faço mais até que vir agradecer porque quando morreu um dos meus irmãos muita gente não esteve comigo e com a minha família e o doutor Mário Soares esteve comigo. Também estou aqui por gratidão", disse, destacando o "à vontade de ser livre" do histórico socialista.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.