EUA condenam Presidente da Gâmbia por "ignorar vontade do povo"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 11 dez (Lusa) - O Governo dos Estados Unidos da América condenou no sábado o Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, por não reconhecer a derrota nas eleições de 01 de dezembro e assim "ignorar a vontade do povo".

"Os Estados Unidos condenam fortemente a decisão do Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, de ignorar a vontade do povo da Gâmbia apelando à anulação das eleições de 01 de dezembro", lê-se num comunicado do porta-voz do Conselho Nacional de Segurança norte-americano, Ned Price.

"Os Estados Unidos apelam a todos os cidadãos da Gâmbia para que rejeitem a violência e procurem uma solução pacífica", acrescenta o texto, que pede "uma Gâmbia mais livre, mais democrática e mais próspera".

Jammeh, há 22 anos no poder, admitiu inicialmente a derrota nas eleições, mas na sexta-feira à noite voltou atrás e recusou aceitar o resultado, alegando irregularidades na votação.

O volte-face suscitou reações de condenação e apelos para que reconheça a derrota, provenientes da União Africana, da União Europeia e do Senegal, único país com fronteira com a Gâmbia.

Também o Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu no sábado que o líder da Gâmbia entregue o poder ao presidente eleito.

Numa declaração unânime, os 15 membros do Conselho apelaram a que Yahya Jammeh "respeite a escolha do povo soberano da Gâmbia, que decidiu transferir, sem condições e sem atrasos, o poder para o presidente eleito, Adama Barrow".

Nesse sentido, os membros do Conselho de Segurança "condenaram fortemente" a decisão do Presidente, instando-o a "avançar com um processo de transição ordenado e pacífico".

O Conselho de Segurança pediu também que a segurança do Presidente eleito, Adama Barrow, e de todos os cidadãos da Gâmbia esteja "totalmente garantida".

Adama Barrow apoiado por grupos de oposição, pediu no sábado a Yahya Jammeh para aceitar a derrota e apelou à calma no país.

"Aconselho-o a mudar de posição e a aceitar de boa-fé o veredicto do povo", disse Adama Barrow à imprensa após uma reunião da oposição na sua residência, acrescentando que Jammeh não tem neste momento o poder constitucional de anular a eleições ou de convocar nova votação.

MP (SP/MDR) // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.