Jornal Diário Jornal das 13

Agências de viagens inglesas escolhem Portugal para o seu congresso em 2017

| Economia
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 08 dez (Lusa) - O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciou hoje, em Aveiro, que, depois dos alemães este ano, são os Açores que vão receber em 2017 o congresso anual dos seus homólogos ingleses.

"Depois de, no ano passado, termos ganho para Portugal o congresso dos agentes de viagens alemãs, recebemos este ano a maravilhosa notícia de que acolheremos em Portugal, já em 2017, concretamente nos Açores, o congresso da associação inglesa, a ABTA, que resulta igualmente de uma nossa candidatura", disse Pedro Costa Ferreira, no discurso de abertura do 42.º congresso da APAVT.

"Sem falsas modéstias", como realçou, o presidente da APAVT acrescentou que não conhece "nenhum país do mundo, e já agora, nenhuma associação empresarial do mundo que, no espaço de três anos, tenha acolhido os dois mais importantes e procurados congressos do sector, o da DRV [alemão] e da ABTA".

Pedro Costa Ferreira disse, no entanto, que estas conquistas vêm de "um trabalho coletivo, de largo especto no âmbito da cadeia de distribuição e incluindo as tutelas (nacional, em 2015, e regional, em 2017)", mas que sobretudo "houve que sonhar alto, e dar os primeiros passos negociais assentes apenas nesses sonhos".

E isso, sublinhou: "Foi um mérito indiscutível da APAVT e da sua direção".

O responsável aproveitou ainda para referir que 2017 vai ser palco de outro acontecimento "importantíssimo", para a região do centro do país, que será, ao longo do próximo ano, destino turístico preferido da ECTAA [a federação das associações de agências e operadores turísticos].

O 42.º Congresso Nacional da APAVT, que começou hoje sob o tema 'Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade', decorre em Aveiro até dia 11 e conta com 670 profissionais do setor, o maior número de inscritos dos últimos 15 anos.

Em declarações à Lusa, o presidente da APAVT, admitiu que esta adesão tem a ver com os recordes que o Turismo tem registado nos últimos anos, "com o bom momento que o setor atravessa", com a região em sim, mas sublinhou existirem outros motivos.

"Não podemos esquecer que o setor atravessa desafios, nomeadamente de fiscalidade e competitividade", daí a APAVT acreditar que os seus associados "sintam necessidade de no seio da associação se juntarem para os discutir", disse.

"É o que iremos fazer nos próximos dias", acrescentou.

A sessão oficial de abertura, que está a decorrer, conta entre outros, com a participação da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

MSF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxistas insistem que mantêm protesto até serem recebidos pelo Governo

Os taxistas continuam este sábado parados, pelo quarto dia consecutivo, e determinados a manter o seu protesto até serem recebidos pelo Governo, disse hoje Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros de Passageiros (ANTRAL).

Centeno diz que será cumprido défice de 0,7% do PIB este ano

O ministro das Finanças disse hoje que será cumprido este ano o défice previsto de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), uma vez que não se repetirão os efeitos que penalizaram o saldo das contas públicas no primeiro semestre.

UGT aprova hoje reivindicações para 2019, com aumentos entre os 3 e os 4%

A UGT volta hoje à atividade sindical com a aprovação da política de rendimentos para 2019, que deverá incluir um aumento dos salários entre os 3 e os 4% e outras medidas para melhorar o rendimento das famílias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.