Síria: EUA felicitam vontade da oposição de participar nas negociações de paz

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 nov (Lusa) -- Os Estados Unidos saudaram, esta noite, a decisão do principal grupo da oposição síria de participar nas conversações de paz, em Genebra.

"Trata-se de um significativo passo em frente no processo de organização da conferência de Genebra, cujo objetivo é (...) estabelecer, por mútuo consenso das duas delegações, um órgão de transição dotado de plenos poderes executivos", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

O principal grupo da oposição síria anunciou, na segunda-feira, que vai participar das conversações de paz mas apenas na condição de o Presidente Bashar al-Assad transferir o poder e ser excluído de qualquer processo de transição.

Numa declaração, emitida depois de dois dias de reunião em Istambul, a Coligação Nacional assegurou que apenas participará nas negociações de paz em Genebra "na base de uma transferência total de poder", estipulando ainda que "Bashar al-Assad e os que têm o sangue dos sírios nas suas mãos não têm lugar na fase transitória e no futuro da Síria".

Esta terça-feira, em Abu Dhabi, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tinha já sublinhado que qualquer decisão da oposição para participar nas negociações seria "um grande passo".

Porém, o governo sírio, ao expressar vontade de participar na conferência de Genebra, insiste que a saída de Assad do poder não está em discussão.

Mais de 120 mil pessoas foram mortas na Síria desde o início do sangrento conflito em março de 2011, de acordo com organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

DM (RN) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.