A chuva e o vento não vão dar descanso a Sul neste fim de semana

A chuva e o vento não vão dar descanso a Sul neste fim de semana
| País
Porto Canal (MYR)

A região Sul deverá ser afetada por chuva intensa e vento forte, o que poderá causar inundações este fim-de-semana, informou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada.

De acordo com a especialista, a Região Sul, nomeadamente Baixo Alentejo e Algarve, será a mais afetada com precipitação que se vai agravar ao longo desta sexta-feira e que se irá manter no decorrer do fim-de-semana. “(...) É uma situação gravosa que se deve à aproximação de uma depressão que vem do Atlântico e que vai aproximar-se da costa ocidental de Portugal continental e da costa ocidental sul em particular”, salientou Maria João Frada, meteorologista do IPMA, em declarações à Lusa.

Para o resto do país está prevista nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiro matinal que irá persistir até ao meio da tarde, no qual apenas a Região Norte terá precipitação fraca. No que diz respeito às temperaturas, a especialista, afirma que não vai haver alterações significativas, esta sexta-feira, apenas haverá uma subida não significativa da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul.

 

 

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.