Oito detidos e 20 arguidos por "associação criminosa" que lesou Estado em 15ME

Oito detidos e 20 arguidos por "associação criminosa" que lesou Estado em 15ME
| Norte
Porto Canal com Lusa

As buscas hoje realizadas pela Polícia Judiciária para desmantelar um grupo que já terá lesado o Estado em mais de 15 milhões de euros levaram à detenção de oito pessoas e à constituição de cerca de 20 outros arguidos.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) especifica que os detidos são dois advogados, três técnicos oficiais de contas, dois empresários e um empregado de escritório.

Fonte da PJ disse à Lusa que um dos advogados detidos é Fernando Costa Salgado, de Famalicão, que já foi diretor da delegação de Braga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Em julho de 2011, Fernando Costa Salgado foi condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal de Famalicão, que deu como provado que o arguido, no exercício daquelas funções, se apoderou de 187 mil euros destinados ao pagamento de uma dívida ao Estado.

O outro advogado hoje detido é irmão de Fernando Costa Salgado.

Na operação hoje desenvolvida pela PJ, com o nome "Trapos Soltos", estão em causa crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, burla tributária à Segurança Social, burla qualificada, insolvência dolosa, corrupção e branqueamento de capitais.

Até ao momento, a investigação já apurou prejuízos para o Estado, em sede de IVA, IRC e contribuições para a Segurança Social, estimados em mais de 15 milhões de euros.

Os cerca de 20 arguidos constituídos são pessoas singulares e coletivas.

A investigação, a cargo da Polícia Judiciária de Braga, durava há cerca de ano e meio, e contou com a intervenção do Gabinete de Recuperação de Ativos na Diretoria do Norte, em equipa mista com a Direção de Finanças de Braga.

Hoje, foram realizadas cerca de 100 buscas domiciliárias e não domiciliárias e cumpridos oito mandados de detenção, em várias regiões do continente e ilhas, envolvendo elementos da PJ das diretorias do Norte e do Centro e dos departamentos do Funchal, Leiria e Vila Real, bem como da Autoridade Tributária e Aduaneira de Braga.

Os detidos, sete homens e uma mulher, vão ser apresentados às autoridades judiciárias competentes, para aplicação das respetivas medidas de coação.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.