Defesa de Berlusconi pede absolvição no caso "Rubygate"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 03 jun (Lusa) -- A defesa de Silvio Berlusconi no processo "Rubygate", em que o ex-primeiro-ministro italiano é acusado de abuso de poder e prostituição de menor, pediu hoje a absolvição, depois de o Ministério Público ter pedido seis anos de prisão.

"Silvio Berlusconi deve ser absolvido porque não cometeu nenhum delito", afirmou o advogado Niccolo Ghedini no Tribunal de Milão (norte).

Segundo o advogado, a intervenção de Berlusconi junto da polícia quando a jovem marroquina Karima El Mahroug foi detida foi "um ato de humanidade" e não constituiu qualquer "delito contra a administração pública".

No processo, Berlusconi, 76 anos, é acusado de abuso de poder por ter contactado a polícia de Milão em maio de 2010 para pedir a libertação da jovem, detida por furto, e de prostituição de menor por ter mantido relações sexuais a troco de dinheiro com a rapariga, então menor de idade.

Há três semanas, a procuradora Ilda Boccassini pediu uma condenação a uma "pena base de cinco anos" para a primeira acusação, "agravada com um ano" para a segunda.

A procuradora pediu igualmente que o ex-primeiro-ministro seja condenado a uma "proibição vitalícia de exercer qualquer função pública".

"Segundo o Ministério Público, Berlusconi terá na altura abusado da sua qualidade de representante público para subtrair Ruby às autoridades. Não percebemos bem a que autoridades, porque Ruby não devia ser detida nem presa", disse o advogado de defesa, acrescentando que, nessa noite, o Tribunal de Menores tinha a intenção de encontrar uma casa de acolhimento para a jovem.

O advogado afirmou, por outro lado, que Berlusconi foi vítima de "preconceitos" dos juízes e dos representantes do Ministério Público durante o julgamento, afirmando ter tido a "impressão de provocar irritação" nos juízes por ser advogado da defesa, "irritação" que não notou existir em relação à acusação.

O veredicto do tribunal neste processo deve ser anunciado a 24 de junho.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.