Joaquim Gonçalves avança para a corrida ao PS/Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 11 nov (Lusa) - O diretor da delegação Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Joaquim Gonçalves, anunciou hoje a candidatura à concelhia do PS/Matosinhos com o objetivo de a renovar, unir e recuperar o capital desbaratado.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Gonçalves - militante do PS desde 1986 - justificou esta candidatura com o "assumir das responsabilidades" enquanto socialista, definindo a renovação, a união e a mudança do partido como os seus principais objetivos.

Nas eleições autárquicas de setembro, a vitória do independente e ex-socialista Guilherme Pinto pôs fim a um bastião do PS com 37 anos, considerando o candidato que o partido vive "um momento particularmente difícil".

"Faltou capacidade de análise. Ganhar o partido não é a mesma coisa que ganhar a cidade", criticou, considerando que "quem perdeu mais foi o PS".

O coordenador da secção de transportes da distrital do PS/Porto garante que em novembro de 2012 transmitiu ao líder da federação e da concelhia a perceção de que a solução encontrada para a candidatura à Câmara de Matosinhos não era a melhor, considerando um erro de análise e excessiva a ideia de que o candidato, António Parada, tenha sido o único responsável por esta derrota.

"A minha candidatura não é contra ninguém. É para unir, falar com toda a gente e renovar esta concelhia", sublinhou.

Joaquim Gonçalves quer recuperar o capital do PS conquistado em quase quatro décadas e que foi desbaratado nos últimos dois anos.

"O que me leva a participar é ser preciso tirar conclusões dos resultados eleitorais das últimas eleições autárquicas", disse.

Para o candidato, o PS/Matosinhos não se esgota nos militantes que são conhecidos, batendo-se por uma melhoria da democracia interna do partido.

O candidato derrotado, António Parada, já garantiu à agência Lusa que não se vai recandidatar a líder da concelhia, cargo que aliás tinha suspenso no período que antecedeu a campanha eleitoral autárquica.

Na sequência da escolha de António Parada como candidato pelo PS à Câmara de Matosinhos, o presidente da autarquia então em exercício, Guilherme Pinto, desfilou-se do PS no início deste ano, tendo concorrido e vencido como independente as eleições autárquicas.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.