Matosinhos acolhe "Centro Gis" de resposta às necessidades da população LGBT

| Norte
Porto Canal com Lusa

O "Centro Gis", em memória de Gisberta, a transexual assassinada no Porto em 2006, nasce hoje em Matosinhos fruto de um compromisso com o Estado e pretende ser uma resposta às necessidades da população LGBT do distrito.

Actualizado 23-11-2016 12:50

"Não há nenhum serviço que responda às necessidades destas populações", explicou à Lusa Sofia Neves, presidente da Associação Plano i (APi) para a Igualdade e Inclusão que hoje vai assinar uma carta de compromisso com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a autarquia de Matosinhos com vista à constituição do centro.

O espaço surge da "ausência de resposta na zona do grande Porto" para as necessidades da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), nomeadamente ao nível social, psicológico e jurídico, assinalou a responsável.

O Centro Gis -- "em memória à mulher transexual Gisberta assassinada no Porto em 2006" -- irá funcionar todos os dias e prestar apoio a uma população que por vezes ainda vive "à margem", razão pela qual serão também desenvolvidas ações de formação, informação e sensibilização com a população envolvente.

O novo centro de atendimento LGBT, que a presidente espera ver de portas abertas em dezembro, será um espaço de atendimento presencial e de desenvolvimento de atividades com as diversas comunidades e irá funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos à associação na Rua Brito Capelo.

A assinatura da carta de compromisso decorrerá hoje pelas 17:00 na Câmara Municipal de Matosinhos e contará com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Com o funcionamento financiado pelo Estado, o novo espaço um espaço de atendimento LGBT pretende ainda prestar "auxílio a uma população que apresenta condições específicas de vulnerabilidade à violência, à discriminação e à opressão em várias esferas da vida social", indica a autarquia em comunicado.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.