Dois tigres são mortos ou traficados por semana, segundo estudo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Hanói, 16 nov (Lusa) -- Dois tigres são mortos ou traficados ilegalmente todas as semanas, segundo um estudo divulgado hoje, em que se alerta para o "impacto desastroso" sobre os 4.000 grandes felinos em meio selvagem.

Estes últimos dados foram divulgados na véspera de se iniciar na capital do Vietname uma conferência internacional sobre vida selvagem, que reunirá durante dois dias especialistas e dignitários como o príncipe William do Reino Unido, assim como organizações não-governamentais e ativistas contra o comércio ilegal de animais selvagens.

O estudo, com dados sobre a captura de tigres durante 16 anos, foi divulgado pelo grupo Traffic, que monitoriza o comércio de animais selvagens.

Estima-se que uma média de 110 tigres por ano tenha sido vítima de tráfico desde 2000 e o estudo mostra o crescente papel que os centros de reprodução desempenham no abastecimento do comércio, especialmente no sudeste da Ásia.

Cerca de trinta por cento das peças de tigre apreendidas entre 2012 e 2015 eram de tigres em cativeiro, enquanto entre 2000 e 2003 a percentagem era de apenas 02%.

Tailândia, Laos e Vietname são os principais países com "quintas de tigres".

"Estes países claramente não fizeram progressos significativos no controlo desta fonte de abastecimento", disse Kanitha Krishnasamy, coautor do estudo do Traffic, num comunicado.

"Qualquer estímulo adicional da procura pode ter um impacto mais desastroso sobre os tigres selvagens", adiantou.

Os grupos de defesa dos animais esperam que a conferência de Hanói pressione os governos para que intensifiquem os esforços para travar o tráfico e encerrar os centros de reprodução de tigres.

PAL // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.