Renovação da missão da extensão da plataforma continental enviada para Conselho de Ministros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 15 nov (Lusa) - A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse hoje que, ainda esta semana, será enviada para resolução em Conselho de Ministros, uma proposta de renovação da missão da extensão da plataforma continental, que determina a "fase decisiva" do processo.

Ana Paula Vitorino, que falava à margem da visita às instalações da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), em Oeiras, anunciou que será enviada uma nova resolução para o Conselho de Ministros, uma vez que o prazo da atual termina no fim deste ano, com uma proposta de "renovação da missão, dos objetivos e competências".

A nova resolução pretende, segundo a governante, dar um novo impulso ao processo da extensão da plataforma continental, entrando-se numa "fase decisiva" da estrutura de missão.

"Este é um momento de grande simbolismo, porque entramos na última fase do processo que, embora demorado, vai ser concluído e vamos chegar a um resultado para este grande desígnio que é a conquista da extensão da plataforma continental", sustentou Ana Paula Vitorino.

Na véspera de se assinalar o Dia Nacional do Mar, a ministra quis visitar as instalações em Paço de Arcos da EMEPC, estrutura de missão que tem assegurado os trabalhos relativos ao processo de extensão da plataforma continental (alargamento da jurisdição sobre solo e subsolo marinhos para lá da Zona Económica Exclusiva-ZEE), para destacar a sua importância estratégica para Portugal.

Na ocasião, foram assinados vários protocolos de colaboração entre a EMEPC e outras entidades, um "marco da transversalidade do grande desafio que é Mar", referiu Ana Paula Vitorino.

A ministra sublinhou que "todos os organismos ligados ao Mar terão o seu rolamento reforçado", uma vez que "será aumentada a fatia dos fundos europeus", através do programa EEA Grants (um fundo económico do Espaço Económico Europeu que reúne os estados-membros da UE e os três países da EFTA, Islândia, Noruega e Liechtenstein), justificou.

MYDM (RCR)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.