Vietname iniciaram operação para deslocar 100.000 pessoas devido á chegada do tufão Haiyan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ho Chi Min, 09 nov (Lusa) -- As autoridades do Vietname iniciaram uma operação para deslocar cerca de 100.000 pessoas perante a chegada do super tufão Haiyan que fustigou a região central das Filipinas deixando ainda um número indeterminado de mortos.

A manter a direção atual, o Haiyan -- a maior e mais forte tempestade de 2013 em todo o mundo - deverá atingir a costa do Vietname na manhã de domingo e vai ainda influenciar o estado do tempo na ilha chinesa de Hainão, onde as autoridades já elevaram para 'amarelo' o nível de alerta.

Na sexta-feira, a tempestade, de nível 5, o mais elevado, assolou as Filipinas com ventos médios de 235 quilómetros por hora e rajadas em alguns pontos de 315 quilómetros por hora.

O Haiyan está agora no Mar do Sul da China em direção ao Vietname.

A maioria dos deslocados são residentes nas províncias de Danang e Quang Ngai.

O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, disse sexta-feira que apesar da tempestade atingir o país já com menos intensidade tem ainda força suficiente para provocar grande estragos e colocar em risco a vida humana.

Apesar de ainda indeterminado, o número de vítimas mortais da passagem da tempestade nas Filipinas será superior a uma centena.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.