Festival Bragacine abre sábado e inclui estreia nacional do filme "Amour"

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 08 nov (Lusa) - A 11.ª edição do festival de cinema independente Bragacine decorre entre sábado e segunda-feira na Universidade do Minho, com destaque para a estreia nacional do filme vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, "Amour".

A edição de 2013 daquele que é o primeiro festival de cinema independente em Portugal vai exibir 23 filmes, inclui tributos aos atores portugueses Rogério Samora e Dalida do Carmo e a entrega dos prémios Augusta às melhores obras do festival.

O cartaz inclui a exibição de filmes como "Eden", um olhar de Megan Griffiths sobre a prostituição de menores, que venceu os festivais de Seattle e Milão, "After", melhor obra independente em Los Angeles, "El Cuerpo", nomeado para cinco festivais, e as produções nacionais "A Parede" ou "Lápis Azul", entre outros.

Com abertura oficial marcada para sábado, o certame inclui tributos ao ator Rogério Samora, a Paul Hyett, que prepara "The Gunman", com Sean Penn, e contará com a presença de Gary Rizzo, ligado a quase 150 filmes, como "Star Wars", "Titanic", Jurassic Park" e "Batman: The Dark Knight".

Um dos momentos altos será a exibição do filme "Amour", de Michael Haneke, vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro de 2013, seguida da mostra da curta-metragem "Paperman".

O Bragacine encerra na segunda-feira com o filme "El Cuerpo" , apresentado pelo mexicano Guillermo del Toro, realizador de "Labirinto de Fauno", que prepara novas versões de "Hulk", "Pinóquio" e "Hellboy".

No sábado, o certame inclui uma homenagem à atriz Dalila Carmo e a entrega dos Prémios Augusta às melhores obras do festival, com a presença prevista da presidente da Fundação José Saramago, Pillar del Rio, e da jovem atriz britânica Rosie Day, protagonista do filme "The Seasoning House" e que está a rodar a comédia "Heart of Lightness".

Quanto ao júri do certame inclui nomes como Anxo Santomil, da Agência Audiovisual Galega, Paulo Duarte Filipe, diretor do Festival Mundial das Artes pela Paz, Uxia Blanco Iglesias, atriz espanhola, José Carlos Oliveira, realizador de "Inês de Portugal", e a jornalista Manaira Aires.

Do programa da edição de 2013 consta ainda uma exposição de materiais alusivos à História do Cinema e uma Feira de Literatura Cinematográfica.

JYCR // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).