Câmara de Barcelos aprova taxas reduzidas de IMI e derrama para 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Barcelos, 08 nov (Lusa) - A Câmara de Barcelos aprovou hoje a manutenção de "taxas reduzidas" de IMI e derrama para 2014, para "não penalizar em demasia" famílias e empresas em tempo de crise, informou o Município.

Assim, em 2014 o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) será de 0,35 por cento para os prédios avaliados e 0,7 para os não avaliados, o que significa a manutenção das taxas aplicadas em anos anteriores.

O executivo socialista, liderado por Miguel Costa Gomes, deixa "a certeza e o compromisso" de avaliar a redução da taxa de IMI numa fase posterior, "desde que não comprometa o equilíbrio orçamental quanto à receita e despesa".

Na reunião de hoje, a Câmara de Barcelos deliberou manter também, para o próximo ano, a isenção da cobrança da derrama sobre as empresas com um volume de negócios até 150 mil euros e lançar uma derrama de 1,2 por cento sobre o lucro tributável e não isento gerado na área geográfica do município às entidades cujo volume de negócios seja superior àquele valor.

"Trata-se de uma medida fiscal que visa apoiar as empresas e proporcionar mais recursos disponíveis para uma maior competitividade, num contexto de dificuldades económicas e financeiras.

Por fim, a Câmara aprovou também a participação de 5% no IRS dos rendimentos de 2014.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.