Cerca de 40 artistas mostram obras de novos media no The New Art Fest'16

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 out (Lusa) - Cerca de 40 artistas vão apresentar obras de novos media, durante o The New Art Fest'16, um festival internacional que pretende explorar a inovac¸a~o cognitiva nas artes contemporâneas, a decorer de 03 a 10 de novembro, em Lisboa.

De acordo com a organização, da responsabilidade da Ocupart, agência de arte que desenvolve projetos culturais em espaços não convencionais, o conceito do festival parte da tecnologia e da cie^ncia.

Entre os trabalhos a exibir estarão instalac¸ões interactivas, projec¸ões audiovisuais, exposic¸ões de realidade aumentada e arte generativa, como o 'glitch' e o 'live coding', em montras de lojas, museus e painéis publicitários, espalhados pela capital.

Com direção artística de António Cerveira Pinto, o The New Art Fest'16 tem inauguração anunciada para 03 de novembro, às 19:00, no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

O certame será composto por secc¸ões como "Bending e Continuum" no MUHNAC, exposic¸ão de projetos artísticos materiais e um alinhamento de conteu´dos audiovisuais, e a "Bit Street", um circuito urbano de arte digital, que irá ocupar várias montras de lojas do Chiado e da Livraria Sá da Costa.

Nesta secção está prevista a utilização de 28 ecrãs no redondel da entrada principal do Time Out Market, no Mercado da Ribeira, e nos diversos painéis digitais distribuídos por Lisboa.

Também está previsto um seminário, no dia 04, às 14:30, sobre arte e investigação no MUHNAC, e, às 21:30, um concerto com Alexandra Cárdenas e Ryan Kirkbride.

No sítio 'online' do festival, António Cerveira Pinto indica que o objetivo da iniciativa é "dar a conhecer e sentir a realidade expandida pela tecnologia e pela ciência, através das peculiares manifestações subjetivas a que chamamos arte".

António Cerveira Pinto, nascido em 1952, é um artista conceptual interessado nas áreas da economia, política e arte, dedicando-se também a desenhar projetos culturais, incluindo exposições.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).