PSD de Castelo Branco preocupado com condições da central nuclear de Almaraz

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 28 out (Lusa) - A distrital do PSD de Castelo Branco manifestou hoje profunda preocupação com as "deficientes condições" infraestruturais da central nuclear espanhola de Almaraz, confirmadas num documento do Conselho de Segurança Nuclear espanhol e acusou o Governo português de incapacidade política.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os sociais-democratas voltam a manifestar a sua "profunda preocupação pelas deficientes condições infraestruturais da central nuclear de Almaraz".

Adiantam ainda que as condições da central espanhola são concretizadas num comunicado emitido pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha, a informar que o sistema de refrigeração de água esteve fora de serviço durante um período de tempo superior ao exigido pelas Especificações Técnicas de Funcionamento (ETF).

"Esta falha de segurança documentada e classificada pelos critérios internacionais com o grau de anomalia (grau 01 no sistema internacional de classificação de acidentes nucleares) é a prova derradeira da perigosidade e instabilidade da central nuclear de Almaraz", sustentam.

O PSD defende que o Governo português devia "pressionar ativamente" o congénere espanhol para, de uma vez por todas, promover o encerramento da central nuclear de Almaraz, realizando todos os esforços diplomáticos necessários e demonstrando a sua preocupação para a resolução de problemas que não podem ser ignorados.

"Apesar dos constantes alertas da comissão política distrital do PSD de Castelo Branco (...), o ministro do Ambiente continua a ser um espetador desatento do desenrolar desta situação, manifestando um total alheamento e incapacidade politica, não só para lidar, mas sobretudo para resolver um problema de vital importância para a segurança nacional", conclui o documento.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).