Realizador Hugh Hudsom aceitou convite para ir ao Cinecôa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Foz Côa, Guarda, 26 out (Lusa) - O realizador Hugh Hudson marcará presença na edição deste ano do Cinecôa - Festival Internacional de Cinema, que decorre em Vila Nova de Foz Côa entre 17 e 19 de novembro, anunciou hoje fonte da organização.

"Foi feito o convite, que foi aceite", referiu a fonte, explicando que o realizador vai estar no Cinecôa para mostrar a sua mais recente obra, logo no primeiro dia do festival.

"Trata-se de um realizador inglês que é o autor de 'Momentos de Glória', um filme que ganhou quatro Óscares, e que marcou todo um conjunto de gerações", destacou António Valente, um dos elementos da organização da mostra cinematográfica.

Segundo os promotores, o destaque da edição deste ano vai precisamente para Hugh Hudson e o seu filme "Altamira", que permite um paralelismo entre a caverna de Altamira, conhecida como a Capela Sistina da arte rupestre, e as gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

"Não é de forma inocente que abrimos assim o Cinecôa, com este filme, protagonizado por António Banderas, que faz uma grande aproximação entre dois pontos fulcrais da arte rupestre europeia, como são Altamira e Foz Côa", explicou António Valente.

O Festival de Cinema de Foz Côa promete um programa "diversificado e pensado para diferentes públicos" e vai exibir oito longas-metragens, seis curtas-metragens e muitos filmes de animação para os mais pequenos.

No dia 18, segundo dia do certame, será exibido o filme-concerto Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, um clássico alemão de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, e será acompanhado, em palco, pela Orquestra do Norte.

Do Cinecôa constarão ainda filmes recentemente produzidos em Marrocos, Espanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Brasil e Cuba.

O Festival Internacional de Cinema de Foz Côa também vai distinguir António-Pedro Vasconcelos, realizador de obras cinematográficas como "Jaime", "Os Imortais", "Call girl" ou "Os gatos não têm vertigens", filme que abriu o Cinecôa na edição anterior.

"Vamos homenagear um dos realizadores mais polémicos e com os filmes mais vistos pelo público português. Será exibido o seu último filme -- 'Amor Impossível' - seguido de um concerto da filha, Patrícia Vasconcelos, que acaba de lançar um disco", refere António Valente.

Organizado pelo município de Vila Nova de Foz Côa, o Cinecôa acontece ininterruptamente desde 2011, ano da sua estreia, e já homenageou ou contou com a presença de figuras marcantes do cinema como Manoel de Oliveira, Lisandro Alonso, Benoît Jacquot, Teresa Vilaverde ou Tino Navarro.

A entrada é gratuita e são esperadas cerca de três mil pessoas ao longo dos três dias.

FYP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.