Socopul em risco de falência provoca atrasos em grandes obras na cidade do Porto

| Norte
Porto Canal (SYA)

A construtora Socopul requereu ao Plano Especial de Revitalização (PER) por se encontrar em risco de falência, situação que já tem provocado atrasos em grandes obras da cidade do Porto, adianta o Jornal de Notícias (JN).

A Socopul é responsável pelas intervenções do Mercado do Bolhão e da zona do Campo 24 de Agosto. A construtora ganhou um concurso público para fazer o desvio de águas e infra-estruturas do Mercado do Bolhão em julho tendo recorrido ao PER em agosto seguinte.

O PER existe desde 2012 e oferece proteção às empresas em dificuldades económicas.

O Gabinete de Comunicação da Câmara do Porto declarou que não há razões para preocupações com a obra do Bolhão, no entanto, admite atrasos na zona de 24 de Agosto devido às incapacidades financeiras da empresa.

A empresa esclarece que o recurso ao PER tem como intenção proteger os interesses de todos os envolvidos, desde os trabalhadores da empresa, os acionistas, os fornecedores e os clientes. Este recurso foi motivado por um abrandamento na carteira de obras e as restrições no acesso ao financiamento bancário.

A Socopul já admitiu a racionalização dos meios e afirmou estarem a ser tomadas medidas para uma mais rápida recuperação para causar um impacto menor na cidade.

A construtora em questão ganhou o concurso para as obras no Bolhão pois, segundo a Autarquia, apresentou o valor mais baixo (718 mil euros + IVA) e apresentou as declarações legais exigidas. O contrato para a concretização de obra terá sido assinado a 4 de julho e a empresa recorreu ao PER a 12 de agosto, ou seja, pouco mais de um mês depois.

Quando foi publicada a lista de credores da Socopul, percebeu-se que a sua dívida era de era de 7,5 milhões de euros, valor ao qual acrescentou mais 5,3 milhões por ter recorrido ao PER. Cerca de 27,37% da dívida é da Fazenda Nacional e da Segurança Social. Outra grande credor é a Caixa Geral de Depósitos que tem mais de cinco milhões de euros reclamados.

A Socopul foi fundada em 1974 em Amarante, tem maior incidência sobre projetos de pavimentações e trabalhos relacionados com condutas de água e saneamento. Tem várias obras em curso no país, principalmente no Porto e Zona Norte.

+ notícias: Norte

Empresários do Alto Minho congratulam-se com fim de portagens na A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Circulação ferroviária interrompida entre Contumil e Rio Tinto devido a atropelamento

A circulação ferroviária encontra-se interrompida em ambos os sentidos na linha do Minho, na passagem de nível entre a Estação de Comboios de Contumil, no Porto, e Rio Tinto, em Gondomar, na sequência de um atropelamento ferroviário.

Jovem detido por atropelar intencionalmente duas pessoas em Braga

A Polícia Judiciária(PJ) deteve esta sexta-feira, um jovem de 23 anos, suspeito da prática de dois crimes de homicídios em Braga, informou a força policial em comunicado enviado às redações.