Obras da academia do SC Braga podem ficar paradas durante os próximos 25 anos

| Norte
Porto Canal (SYA)

O Sporting Clube de Braga terá começado o processo de abate dos sobreiros, espécie protegida, antes da autorização do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) e por isso incorre a uma coima que pode ir até ao 75 mil euros ou a proibição de construir naquele terreno durante um período de 25 anos, adianta o jornal Público.

O abate de cerca de 63 sobreiros terá ocorrido antes da autorização oficial do ICNF que só autorizou o abate no final de agosto e este terá começado entre maio e junho. Luís Tarroso Gomes, terá denunciado a situação através de fotos que datavam a 12 de junho, onde era visível o registo de movimentações de terra e outra foto a 5 de julho que dava conta do terreno já completamente limpo. A autorização chegou cerca de dois meses depois desta última foto, a autorização foi comunicada ao clube a 31 de agosto.

Ao Público o ICNF salienta o facto da operação não ser possível antes da autorização formal, já o clube e a Câmara Municipal de Braga não deram resposta às questões colocadas pelo jornal, respondendo apenas formalmente dizendo que estavam a agir consoante as formalidades.

Segundo o decreto de lei que regulamenta o regime de proteção dos sobreiros, a coima pode chegar aos 75 mil euros.

A academia do Sporting de Braga vai ocupar terrenos na área envolvente ao estádio municipal da cidade. O projeto tem planos para estar concluídos em 2018.

As imediações contarão com um estádio para competições oficiais com 1500 lugares onde jogará a equipa B do Braga, dois edifícios dedicados ao futebol de formação, um edifício dedicado ao museu, loja e serviços administrativos e, ainda, cinco campos de treino, sendo que dois deles serão de relva sintética.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.