Info

Macau baixa nível de alerta de tufão após passagem de Haima

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 21 out (Lusa) -- As autoridades de Macau reduziram hoje pelas 15:30 (08:30 em Lisboa) o sinal número oito de tufão, numa escala de dez, para sinal três, com o Haima a afastar-se do território sem provocar vítimas.

Segundo os serviços de meteorologia de Macau, o tempo deve manter-se instável durante o resto do dia, com algumas rajadas de vento e chuvas ocasionais.

Segundo a proteção civil, após sete horas de sinal oito, foram registados 14 incidentes, incluindo quatro em imóveis e dez na via pública, desde quedas de andaimes a quedas de vidros e árvores. Ninguém ficou ferido.

No entanto, devido à hora de mudança do sinal, permanecerão encerrados durante todo o dia a maior parte dos serviços públicos, escolas e bancos.

As pontes Nobre de Carvalho, Amizade e Sai Van, que estavam encerradas, foram já reabertas, sendo por sua vez fechado o tabuleiro inferior da ponte Sai Van, que estava a ser utilizado como a única alternativa para ligar a península de Macau e a ilha da Taipa.

Em Hong Kong o sinal oito continua içado e o Observatório da cidade indica que assim deve permanecer até, pelo menos, ao final da tarde.

A aproximação do tufão Haima paralisou Hong Kong e Macau durante boa parte do dia e obrigou ao cancelamento de quase 600 voos nas duas cidades.

As ligações de barco entre Macau e Hong Kong estão também suspensas.

Até ao final da manhã, a proteção civil de Macau tinha registado oito incidentes -- três em imóveis e cinco na via pública.

O tufão Haima, o 22.º do ano, tocou terra na província chinesa de Guangdong pelas 12:00 (06:00 em Lisboa), com ventos entre os 150 e os 166 quilómetros por hora, segundo a agência oficial Xinhua.

Na quinta-feira, o Haima passou pelas Filipinas, onde matou pelo menos 12 pessoas.

ISG // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Londres convoca encarregado de negócios iraniano por causa de petroleiro britânico apreendido

Londres, 20 jul 2019 (Lusa) -- A diplomacia britânica convocou hoje o encarregado de negócios iraniano no Reino Unido, na sequência da apreensão pelas autoridades de Teerão de um petroleiro de pavilhão britânico, divulgou fonte governamental.

Socialistas espanhóis otimistas num acordo com Unidas Podemos para governar

Madrid, 20 jul 2019 (Lusa) -- Os socialistas espanhóis manifestaram-se hoje otimistas quanto à perspetiva de alcançar um acordo com a aliança Unidas Podemos (esquerda radical) que assegure a investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol na próxima semana.

Filipe Nyusi diz que combate à corrupção será prioridade caso seja reeleito

Maputo, 20 jul 2019 (Lusa) - O presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Filipe Nyusi, afirmou hoje que o combate à corrupção e a promoção da ética governativa serão prioridades, caso seja eleito para um novo mandato.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.