Festival de cinema Porto/Post/Doc vai às escolas com nova secção "Mini"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 out (Lusa) -- O festival de cinema Porto/Post/Doc vai contar com focos dedicados ao Sensory Ethnographic Lab (S.E.L.) e a Eryk Rocha, segundo o diretor, que anunciou a criação de uma secção "Mini" para o público mais jovem, incluindo as escolas.

"A novidade do festival é um desejo que nos acompanha desde a primeira edição, que é alargar o programa para os mais jovens a uma secção autónoma, que tem várias valências, desde a exibição de filmes à organização de oficinas, a aulas de cinema e aqui há uma inovação: é que o festival sai do seu lugar habitual da Baixa do Porto e vai às escolas do Grande Porto", afirmou à Lusa o diretor do Porto/Post/Doc, Dario Oliveira, acrescentando que vão deslocar-se a escolas de todos os ciclos de ensino.

De acordo com o responsável do evento que vai decorrer entre 26 de novembro e 04 de dezembro entre o Teatro Municipal Rivoli, o Passos Manuel e o Maus Hábitos, algo que interessa cada vez mais à direção do festival é "devolver o prazer de ver cinema no lugar certo, que não é um ecrã de computador, não é um iPad nem é a televisão, é o ecrã de uma sala de cinema".

"Estamos a desenvolver esta série de atividades para um público alargado porque temos a convicção de que um festival deve ser isto também, investir nos mais novos e voltar à magia da sala de cinema, mas isso só se faz com um trabalho continuado que provavelmente não se vai esgotar em poucos anos, mas sim em muitos e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos", disse Dario Oliveira.

A secção competitiva vai contar com 13 filmes, três dos quais portugueses, havendo também a secção Transmission (em parceria com a promotora e editora Lovers & Lollypops, que programa quatro concertos) e a "habitual rubrica de reflexão e discussão do cinema atual" que é o Fórum do Real.

Em comunicado enviado na terça-feira, o Porto/Post/Doc sublinhou que "o S.E.L. é um laboratório experimental de cinema da Universidade de Harvard (EUA) e constitui-se atualmente como um dos lugares mais vibrantes e criativos do cinema contemporâneo", enquanto Eryk Rocha, "filho do realizador Glauber Rocha, também estará no festival para apresentar uma retrospetiva dos seus documentários".

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).