Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Festival de cinema Porto/Post/Doc vai às escolas com nova secção "Mini"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 out (Lusa) -- O festival de cinema Porto/Post/Doc vai contar com focos dedicados ao Sensory Ethnographic Lab (S.E.L.) e a Eryk Rocha, segundo o diretor, que anunciou a criação de uma secção "Mini" para o público mais jovem, incluindo as escolas.

"A novidade do festival é um desejo que nos acompanha desde a primeira edição, que é alargar o programa para os mais jovens a uma secção autónoma, que tem várias valências, desde a exibição de filmes à organização de oficinas, a aulas de cinema e aqui há uma inovação: é que o festival sai do seu lugar habitual da Baixa do Porto e vai às escolas do Grande Porto", afirmou à Lusa o diretor do Porto/Post/Doc, Dario Oliveira, acrescentando que vão deslocar-se a escolas de todos os ciclos de ensino.

De acordo com o responsável do evento que vai decorrer entre 26 de novembro e 04 de dezembro entre o Teatro Municipal Rivoli, o Passos Manuel e o Maus Hábitos, algo que interessa cada vez mais à direção do festival é "devolver o prazer de ver cinema no lugar certo, que não é um ecrã de computador, não é um iPad nem é a televisão, é o ecrã de uma sala de cinema".

"Estamos a desenvolver esta série de atividades para um público alargado porque temos a convicção de que um festival deve ser isto também, investir nos mais novos e voltar à magia da sala de cinema, mas isso só se faz com um trabalho continuado que provavelmente não se vai esgotar em poucos anos, mas sim em muitos e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos", disse Dario Oliveira.

A secção competitiva vai contar com 13 filmes, três dos quais portugueses, havendo também a secção Transmission (em parceria com a promotora e editora Lovers & Lollypops, que programa quatro concertos) e a "habitual rubrica de reflexão e discussão do cinema atual" que é o Fórum do Real.

Em comunicado enviado na terça-feira, o Porto/Post/Doc sublinhou que "o S.E.L. é um laboratório experimental de cinema da Universidade de Harvard (EUA) e constitui-se atualmente como um dos lugares mais vibrantes e criativos do cinema contemporâneo", enquanto Eryk Rocha, "filho do realizador Glauber Rocha, também estará no festival para apresentar uma retrospetiva dos seus documentários".

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho retomadas às 07h30

As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07h30 desta segunda-feira, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.

Já circulam nas ruas da cidade do Porto dois autocarros elétricos

Já circulam pela cidade do Porto os primeiros dois autocarros elétricos, e até ao fim do ano vão ser 15 viaturas elétricas ao serviço da STCP.

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser reforçada este domingo à tarde com um grupo de mergulho forense, disse fonte da Polícia Marítima (PM).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.