Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Festival de cinema Porto/Post/Doc vai às escolas com nova secção "Mini"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 out (Lusa) -- O festival de cinema Porto/Post/Doc vai contar com focos dedicados ao Sensory Ethnographic Lab (S.E.L.) e a Eryk Rocha, segundo o diretor, que anunciou a criação de uma secção "Mini" para o público mais jovem, incluindo as escolas.

"A novidade do festival é um desejo que nos acompanha desde a primeira edição, que é alargar o programa para os mais jovens a uma secção autónoma, que tem várias valências, desde a exibição de filmes à organização de oficinas, a aulas de cinema e aqui há uma inovação: é que o festival sai do seu lugar habitual da Baixa do Porto e vai às escolas do Grande Porto", afirmou à Lusa o diretor do Porto/Post/Doc, Dario Oliveira, acrescentando que vão deslocar-se a escolas de todos os ciclos de ensino.

De acordo com o responsável do evento que vai decorrer entre 26 de novembro e 04 de dezembro entre o Teatro Municipal Rivoli, o Passos Manuel e o Maus Hábitos, algo que interessa cada vez mais à direção do festival é "devolver o prazer de ver cinema no lugar certo, que não é um ecrã de computador, não é um iPad nem é a televisão, é o ecrã de uma sala de cinema".

"Estamos a desenvolver esta série de atividades para um público alargado porque temos a convicção de que um festival deve ser isto também, investir nos mais novos e voltar à magia da sala de cinema, mas isso só se faz com um trabalho continuado que provavelmente não se vai esgotar em poucos anos, mas sim em muitos e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos", disse Dario Oliveira.

A secção competitiva vai contar com 13 filmes, três dos quais portugueses, havendo também a secção Transmission (em parceria com a promotora e editora Lovers & Lollypops, que programa quatro concertos) e a "habitual rubrica de reflexão e discussão do cinema atual" que é o Fórum do Real.

Em comunicado enviado na terça-feira, o Porto/Post/Doc sublinhou que "o S.E.L. é um laboratório experimental de cinema da Universidade de Harvard (EUA) e constitui-se atualmente como um dos lugares mais vibrantes e criativos do cinema contemporâneo", enquanto Eryk Rocha, "filho do realizador Glauber Rocha, também estará no festival para apresentar uma retrospetiva dos seus documentários".

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores de call center do hospital da Arrábida em greve contra transferência da empresa

Perto de 20 trabalhadores do call center do hospital da Luz Arrábida, em Gaia, fizeram em greve esta segunda-feira de manhã. Contestam a transferência para o hospital da Luz da Póvoa de Varzim, e dizem tratar se de uma decisão ilegal. Já a administração do hospital nega qualquer tipo de irregularidade no processo.

População de Trás-os-Montes sem água devido à seca extrema

Em Trás-os-Montes os agricultores continuam preocupados com a falta de água e seca extrema. Todos os dias os bombeiros voluntários de Miranda do Douro vêem-se obrigados a transportar cerca de 160 mil litros para garantir os níveis mínimos dos depósitos em algumas aldeias.

Mulher de 65 anos detida pela GNR em Fafe por suspeita de fogo posto

Uma mulher, de 65 anos, foi detida no domingo por suspeita de fogo posto, na localidade de Golães, segundo informação do Comando Territorial da GNR de Braga, através do sub-destacamento de Fafe.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...