Homem acusado de matar o cunhado a tiro conhece hoje sentença em Barcelos

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 05 nov (Lusa) - O Tribunal Judicial de Barcelos profere hoje a sentença de um homem de 62 anos acusado de matar um cunhado a tiro, no meio de um campo de milho em Fornelos, naquele concelho, em setembro de 2012.

Nas alegações finais, o Ministério Público (MP) pediu a condenação por homicídio qualificado, um crime que tem uma moldura penal entre os 12 e os 25 anos de prisão.

A procuradora do MP disse não haver dúvidas de que o arguido premeditou o crime e enfatizou o facto de, após o disparo, ter abandonado a vítima prostrada no chão, a esvair-se em sangue, sem lhe prestar auxílio.

O arguido foi para casa, limpou a arma do crime e foi detido pouco depois pela polícia.

A defesa alegou que o disparo foi acidental, lembrando que o tiro atingiu o pescoço da vítima e que o arguido é caçador há vários anos, pelo que seria normal que, se tivesse intenção de matar, apontasse para a zona do peito.

Admitiu no entanto que, na pior das hipóteses, o arguido seja condenado por homicídio privilegiado.

Um homicídio privilegiado é praticado sob o domínio de uma compreensível emoção violenta, compaixão, desespero ou motivo de relevante valor social ou moral, que diminuam sensivelmente a culpa do homicida.

No caso, a defesa alegou que o arguido "vivia com medo permanente" do cunhado, por causa de várias ameaças.

Os factos remontam a 6 de setembro de 2012, quando a vítima, de 67 anos, se encontrava a desfolhar milho num campo em Fornelos.

O arguido chegou entretanto, levando com ele uma arma de caça.

Os dois terão iniciado uma discussão, tendo alegadamente o arguido questionado o cunhado acerca de uma inscrição no muro da freguesia que poria em causa a fidelidade conjugal da sua mulher.

A discussão terá sido também extensiva ao desaparecimento de uma nogueira do arguido.

Os dois ter-se-ão envolvido em confrontos e, na versão do arguido, a vítima terá tentado tirar-lhe a arma.

O arguido garantiu em tribunal que tinha a caçadeira porque ia à caça das rolas.

Disse ainda que o disparo fatal foi "acidental", tendo acontecido quando o cunhado lhe tentava "tirar a arma".

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.