Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”

Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”
| Norte
Porto Canal (SYM)

Um “Mar de Oportunidades” e a economia do mar vão ser discutidos, no dia 13 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos. Um dos temas de destaque da conferência vai ser a exportação das algas que em Portugal que cresceu 326% no ano transato. Serão ainda abordadas as potencialidades e os cuidados a ter nesta indústria.

A exportação de algas registou um aumento 326% em Portugal em 2015. Segundo os dados divulgados ao Jornal de Notícias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano de 2014 foram vendidas aos países estrangeiros 235 toneladas e no ano anterior registaram-se mil toneladas de algas comercializadas.

Em 2014, a exportação de algas provenientes de Portugal permitiu uma faturação de 908 mil euros e, em 2015, os valores cresceram exponencialmente para 2,35 milhões de euros.

As importações de algas em Portugal diminuíram 70%, descendo as vendas das 222 toneladas, em 2014, para 69 toneladas, no ano passado.

A conferência “Mar de Oportunidades”, que no dia 13 de outubro decorre no Terminal de Cruzeiros, vai discutir este crescimento e inseri-lo na temática da economia do mar.

O “Mar de Oportunidades” levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos vai refletir sobre a necessidade do setor das algas atingir todo o potencial, sem, no entanto, prejudicar o ecossistema.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.