Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”

Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”
| Norte
Porto Canal (SYM)

Um “Mar de Oportunidades” e a economia do mar vão ser discutidos, no dia 13 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos. Um dos temas de destaque da conferência vai ser a exportação das algas que em Portugal que cresceu 326% no ano transato. Serão ainda abordadas as potencialidades e os cuidados a ter nesta indústria.

A exportação de algas registou um aumento 326% em Portugal em 2015. Segundo os dados divulgados ao Jornal de Notícias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano de 2014 foram vendidas aos países estrangeiros 235 toneladas e no ano anterior registaram-se mil toneladas de algas comercializadas.

Em 2014, a exportação de algas provenientes de Portugal permitiu uma faturação de 908 mil euros e, em 2015, os valores cresceram exponencialmente para 2,35 milhões de euros.

As importações de algas em Portugal diminuíram 70%, descendo as vendas das 222 toneladas, em 2014, para 69 toneladas, no ano passado.

A conferência “Mar de Oportunidades”, que no dia 13 de outubro decorre no Terminal de Cruzeiros, vai discutir este crescimento e inseri-lo na temática da economia do mar.

O “Mar de Oportunidades” levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos vai refletir sobre a necessidade do setor das algas atingir todo o potencial, sem, no entanto, prejudicar o ecossistema.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.