Praga de insetos na Maia encerra escola e deixa pais descontentes

Praga de insetos na Maia encerra escola e deixa pais descontentes
| Norte
Porto Canal (SYM)

Duas dezenas de pais manifestaram-se, na manhã desta quinta-feira, na porta da Escola EB1 JI das Enxurreiras, em Pedrouços, por não terem sido avisados das alterações de horários das aulas, que serviram para permitir que os alunos da EB 2,3 de Pedrouços, alvo de uma praga de insetos, se juntassem às turmas da EB1 JI das Enxurreiras, enquanto é realizada uma desinfestação. Paulo Lopes, da Associação de Pais, disse ao Porto Canal que com a manifestação “pacífica” os pais pretendiam encontrar uma solução em relação aos horários e garantir almoços para as crianças.

Cerca de duas dezenas de pais uniram-se, às 8 horas desta quinta-feira, na entrada da EB1 JI das Enxurreiras, em Pedrouços, numa discreta manifestação. O grupo de pais que incluía Paulo Lopes, representante da Associação de Pais da EB 2,3 de Pedrouços, exigiu esclarecimentos à cerca da transferência das crianças da escola de Pedrouços para a EB1 JI das Enxurreiras, e demonstrou insatisfação por a direção do colégio não ter comunicado à associação de pais pormenores da transferência. A manifestação foi “pacífica” e “não havia cartazes embora alguns pais quisessem fechar a escola” disse o representante da associação ao Porto Canal.

A escola de Pedrouços estará encerrada esta quinta e sexta-feira para desinfestar o local e livrá-lo de uma praga de insetos. A direção da escola fechou-a mas não avisou a associação de pais da alteração dos horários das crianças das duas escolas já mencionadas, o que causou transtornos aos pais, no sentido em que, alguns deles não têm onde deixar os filhos nos períodos em que as crianças não têm aulas. Os alunos da EB1 JI das Enxurreiras, estão a ter aulas das 8h às 13h e os alunos que estudam no colégio que está a acolher os outros alunos têm agora aulas das 13h às 18h. Foi esta a solução encontrada pelo Agrupamento de Escolas de pedrouços para conseguir que quase 300 alunos, entre os 3 e 10 anos, continuem a estudar.

Também os almoços não estavam garantidos. Na terça-feira passada “disseram-nos que havia almoços”, mas hoje já não havia certezas. Depois da reunião desta manhã, que durou 1 hora, ficou definido que as crianças cujos pais, não as pudessem ir buscar cedo à escola podiam comer no local e manter-se na instituição. Paulo Lopes acrescentou que esta situação “está encaminhada em parte com a ajuda da comunicação social”.

Paulo Lopes conseguiu “reunir com o diretor do colégio depois de no gabinete se ter sabido que a comunicação social estava no portão” da escola. Mas antes disso já se conversava com a coordenadora da escola das Enxurreiras.

Em relação à desinfestação não há ainda certezas se a escola fica limpa nesta sexta-feira porque pelo que Paulo Lopes leu “na internet a larva que dá origem ao inseto pode ser transportada e sobreviver até na roupa”.

O Porto Canal contactou uma fonte da Proteção Civil da Maia que informou que não têm conhecimento de “qualquer informação a respeito da praga de insetos ou da manifestação dos pais”. Também a DREN (Direção Regional de Educação do Norte) não deu resposta em tempo útil ao Porto Canal e, embora o canal tivesse tentado contactar a Câmara Municipal da Maia também não foi possível chegar á fala com o gabinete de comunicação.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.