Cascais e Matosinhos recebem motas de emergência na segunda-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jun (Lusa) -- Duas novas motas de emergência entram na segunda-feira em funcionamento nos concelhos de Cascais e Matosinhos, segundo informação hoje divulgada pelo INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal.

De acordo com a nota, este meio vem reforçar a assistência pré-hospitalar, permitindo a um técnico de ambulância de emergência chegar rapidamente ao local onde está o doente.

"A agilidade da mota, quando comparada com a de uma ambulância no meio do trânsito citadino, é a principal vantagem relativamente aos meios de socorro tradicionais", segundo o INEM.

Atualmente, as motas de emergência já fazem parte dos meios de assistência médica de emergência nas cidades de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Faro. Entre julho de 2004 e abril de 2013, deram assistência a mais de 23 mil vítimas.

Além de serem tripuladas por um técnico de ambulância de emergência, as motas estão equipadas com materiais de suporte básico de vida e ainda aparelho de desfibrilhação externa, oxigénio, ventilação ou equipamento para avaliação de sinais vitais.

IM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).