Calendário para decidir sobre suspensão de fundos está por definir - Katainen

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 03 out (Lusa) -- O comissário europeu Jyrki Katainen disse hoje, em Estrasburgo, que não está definido um calendário para o processo de suspensão de fundos estruturais e de desenvolvimento (FED), tema que será debatido pelo colégio na terça-feira.

"Não temos um calendário", disse Katainen, na audição pública com a comissão parlamentar dos Assuntos Económicos (Econ).

O tema, salientou, será discutido no Colégio de Comissários, que se reúne na terça-feira em Estrasburgo, disse.

A ser decidida, a "suspensão dos FED deverá ser levantada imediatamente assim que estiver assegurado o respeito pelas regras orçamentais", por parte de Portugal e de Espanha.

"Queremos apoiar Portugal", garantiu, salientando que a decisão ainda não foi tomada e reiterando que não estão pagamentos em causa, mas sim autorizações que só terão efeito em 2020.

Bruxelas vai avaliar os planos orçamentais que Portugal e Espanha apresentarão a 15 de outubro e, adiantou, "se as regras do pacto de estabilidade forem cumpridas as suspensões decididas podem ser levantadas".

A audição pública dos comissários com os eurodeputados da comissão Econ e a do Desenvolvimento Regional faz parte do 'diálogo estruturado', no âmbito do qual o Parlamento Europeu tem um papel consultivo na decisão de congelamento de fundos.

O Parlamento Europeu (PE) discute com a Comissão Europeia, à margem da sessão plenária e pela primeira vez, a possível suspensão de fundos estruturais a Portugal e Espanha, no chamado 'diálogo estruturado', com caráter consultivo.

No quadro do processo de sanções lançado contra os dois Estados-membros por falta de ações efetivas para correção dos respetivos défices, a Comissão acabou por recomendar, a 27 de julho passado, a suspensão de multas a Portugal e Espanha -- decisão confirmada a 08 de agosto pelo Conselho Ecofin (ministros das Finanças dos 28) -, mas segue o processo automático de congelamento parcial de fundos.

IG (ACC)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Terça-feira de sorte grande. Apostador vence primeiro prémio do Euromilhões

Um apostador em França acertou nos cinco números e duas estrelas do Euromilhões sorteados esta terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.