De Fassbinder a Leonor Teles para ver na 3.ª Mostra de Cinema Anti-Racista no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 out (Lusa) -- A terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR) vai exibir filmes gratuitos que vão de Fassbinder a Leonor Teles, entre 14 e 16 de outubro, em festa, mas também em reflexão, como disse hoje a organização.

Em declarações à Lusa, Joana Santos, do SOS Racismo, destacou dois momentos particulares da programação deste ano, que volta a decorrer no Rivoli: em primeiro lugar, as duas curtas-metragens de Leonor Teles (a premiada "Balada de um batráquio", no dia 14 às 19:00, e "Rhoma Acans", no dia seguinte às 18:30) e a exibição de "O medo come a alma" de Rainer Werner Fassbinder, também dia 15, às 16:30.

"Ainda na sexta-feira, iremos também inaugurar uma exposição de fotografia, que estará localizada no próprio Rivoli, sobre o projeto que o SOS Racismo tem vindo a desenvolver em 2016, denominado 'Não engolimos sapos', e que se centra na problemática da utilização de sapos nas montras de lojas comerciais, com o propósito de afastar elementos de comunidades ciganas", acrescenta a organização em comunicado.

No sábado à noite vai ser exibido "Judgment in Hungary", com a presença da realizadora Eszter Hajdú, enquanto na sexta-feira à tarde vão ser mostrados vários filmes para crianças e jovens como "O clube das crianças feias", de Jonathan Elbers.

Joana Santos afirmou que a MICAR tem crescido desde a primeira edição, tendo percebido que existe um público próprio para o evento, que mistura duas vertentes: quem se interessa por questões de cidadania e o público específico do cinema, acrescentando que o facto de todas as sessões serem grátis é também um facto de captação de público.

"Não há parágrafo que possua a amplitude necessária para abarcar todas as palavras e imagens repetidas ao longo do último ano. É neste contexto que a 3.ª edição da MICAR assume o desafio de dar um rosto às palavras, de se aproximar à realidade de quem as habita e de derrubar muros. Afinal, o cinema tem esse condão: não nos deixar indiferentes e não deixar cair o Outro na indiferença", escreve a organização em comunicado.

A responsável da organização sublinhou que também o tema dos refugiados vai estar em cima da mesa, em particular com a exibição de "Lampedusa in Winter", no domingo às 21:30.

"Esta mostra é uma festa, mas é um momento de reflexão e de debate e por isso temos também o catálogo com textos de diversos convidados", lembrou Joana Santos.

TDI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.