Militar da GNR ferido em Benavente está estável, autoridades tentam identificar suspeitos

| País
Porto Canal com Lusa

Benavente, Santarém, 30 set (Lusa) -- O militar da GNR que ficou hoje ferido na sequência de uma troca de tiros no Porto Alto, em Benavente, está estável, disse à Lusa o oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém, Pedro Reis.

Segundo a GNR, a troca de tiros aconteceu na sequência de uma perseguição iniciada pouco antes das 10:00 na ponte Vasco da Gama, na região de Lisboa, quando três homens que seguiam numa viatura desobedeceram a uma ordem de paragem.

A viatura acabou por se despistar no Porto Alto, no distrito de Santarém, e um dos homens saiu do carro empunhando uma arma e disparou em direção aos militares, ferindo um deles com três tiros (dois numa perna e um num braço), afirmou Pedro Reis.

Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local.

De acordo com o oficial, que falava cerca das 14:00, a ordem de paragem, aleatória, decorreu num âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária de rotina, havendo agora investigações para averiguar o que levou os homens a não pararem.

As autoridades estão a investigar se os três estariam armados - de momento há apenas a certeza em relação ao homem que fez os disparos contra os militares - e estão a identificá-los, adiantando apenas que têm idades entre os 20 e os 35 anos.

Só após essa diligência as famílias, que se juntaram próximo do perímetro de segurança, serão informadas sobre qual dos três perdeu a vida, adiantou.

Várias mulheres tentaram romper o perímetro de segurança, exigindo saber qual dos três homens, todos eles casados e com filhos, morreu.

Após o despiste, os outros dois homens que estavam no carro puseram-se em fuga, tendo sido um deles capturado durante uma batida desencadeada pelo dispositivo da GNR.

O outro barricou-se num café situado na zona - próximo do centro de saúde e de dois hipermercados -, que foi evacuada.

Chamados ao local, uma equipa de negociadores e o Grupo de Operações Especiais da GNR acabaram por entrar no café, cerca das 12:50, detendo o homem, depois de se assegurarem que não existiam outras pessoas no seu interior, adiantou.

Os dois detidos foram levados para um posto da GNR e a Polícia Judiciária está a realizar perícias no local.

Naquela zona do Porto Alto, onde o ambiente é de consternação, alguns populares referiram que o grupo teria participado num assalto, mas elementos da família asseguraram que os homens não pararam porque não possuíam carta de condução.

Pedro Reis adiantou que o militar ferido está internado no Hospital de Santarém e que o colega, que ficou emocionalmente afetado, está a ser acompanhado.

MLL // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.