Jovem de 23 anos foi o autor do tiroteio no aeroporto de Los Angeles

Jovem de 23 anos foi o autor do tiroteio no aeroporto de Los Angeles
| Mundo
Porto Canal / Agências

Paul Anthony Ciancia, de 23 anos e residente em Los Angeles, foi identificado pelo FBI como o autor do tiroteio no aeroporto internacional daquela cidade norte-americana que causou um morto e sete feridos.

Paul Ciancia entrou no terminal 3 do aeroporto vestido de negro às 09:20 de sexta-feira (16:20 em Lisboa) armado com uma espingarda de assalto e começou a disparar sobre os passageiros.

Conseguiu passar a zona de controlo e entrar na área de embarque, onde trocou tiros com a polícia, tendo ficado ferido. Foi então detido e levado para um hospital em estado crítico.

A única vítima mortal foi um agente da Agência de Segurança dos Transportes (TSA) norte-americana, de 39 anos, que sucumbiu aos ferimentos no hospital.

Esta foi a primeira vez que um agente da TSA morreu em serviço desde a criação da agência depois dos atentados de 11 de Setembro.

De acordo com o 'mayor' de Los Angeles, Eric Garcetti, o atirador tinha planeado um massacre.

"Ele tinha mais de 100 cartuchos de munições para matar todas as pessoas que se encontrassem no terminal", declarou em conferência de imprensa.

As motivações do jovem ainda não foram apuradas. Em comunicado, o FBI considera ser "prematuro comentar" as mesmas.

De acordo com o chefe da polícia do aeroporto de Los Angeles, Patrick Gannon, o atirador terá atuado sozinho.

De acordo com o canal NBC, o atirador tinha ligações com a TSA e visava os seus agentes, informação que não foi confirmada pela agência.

A TSA apenas confirmou que Ciancia não era seu funcionário.

Segundo familiares do atirador citados pelo mesmo canal, Ciancia é originário do Estado de Nova Jérsia e residente em Los Angeles e alegadamente tinha pensamentos suicidas e depressivos.

De acordo com fontes citadas pelo diário Los Angeles Times, os investigadores encontraram uma nota na qual o jovem expressa a sua "deceção com o governo" e que não tinha a intenção de ferir "inocentes".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.