Parlamento Europeu aprova propostas que protegem banana da Madeira

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 29 set (Lusa) -- A eurodeputada da Madeira Cláudia Monteiro Aguiar anunciou hoje terem sido aprovadas pelo Parlamento Europeu várias propostas que protegem a banana e os produtores desta região autónoma face às produções do Peru, Colômbia e Equador.

Segundo a nota divulgada pelo gabinete da parlamentar do PSD/Madeira, o Parlamento Europeu aprovou uma "derrogação aos acordos comerciais com o Peru, Colômbia e Equador que coloca restrições à quantidade de banana que estes países podem importar para a União Europeia, salvaguardando-se assim a produção local da Banana da Madeira e os respetivos agricultores."

A iniciativa legislativa teve o apoio dos deputados de Espanha, França e Portugal que se uniram para aprovar o relatório relativo ao futuro acordo comercial a ser celebrado entre a União Europeia e o Equador, com propostas que tinham como principal objetivo "aprofundar o mecanismo de salvaguarda para as bananas madeirenses".

Cláudia Monteiro de Aguiar considera que "agora que o Equador se junta à Colômbia e ao Peru no acordo comercial com a União Europeia, devem ser introduzidas modificações no sistema de aplicação do mecanismo de estabilização para as bananas, com vista a evitar perturbações do mercado europeu, em tempo e de forma eficaz."

Na mesma nota, indica que as propostas apontam que os "Estados-membros, as associações setoriais e os produtores de banana devem ser avisados quando for alcançado um montante de 80% das quantidades atribuídas a cada origem de importação".

Também refere que o Parlamento Europeu aprovou, por um voto de diferença apenas, a ativação automática do mecanismo de salvaguarda das bananas, reforçando, assim, a necessidade de alterar a legislação em vigor.

"Entendo que um aviso quando se alcança os 80% de importações da banana dos países da América Central conjugado com a ativação automática da cláusula de salvaguarda quando ela é excedida poderá proteger os nossos produtores ", sustentou a eurodeputada madeirense no Parlamento Europeu.

A União Europeia tem estado a estabelecer acordos comerciais com vários países terceiros, entre os quais o celebrado com a Colômbia e Peru em que foram estabelecidas algumas cláusulas de salvaguarda para a banana Europeia, juntando-se agora o Equador a este mesmo acordo.

Na informação, Cláudia Monteiro Aguiar refere que, "até ao momento, apesar da Colômbia e do Peru terem excedido os limites de venda de banana no território europeu, a Comissão Europeia nunca decidiu ativar a cláusula de salvaguarda", considerando que, sendo automática será possível salvaguardar os interesses dos produtores madeirenses.

A eurodeputada afirma ainda que estas alterações aprovadas pelo Parlamento Europeu serão agora negociadas com o Conselho e a Comissão Europeia, visando um entendimento final sobre o novo acordo comercial a celebrar com a Colômbia, Peru e Equador.

Foi esta semana aprovado pelo Parlamento Europeu uma derrogação aos acordos comerciais com o Peru, Colômbia e Equador que coloca restrições à quantidade de banana que estes países podem importar para a UE, salvaguardando-se assim a produção local da banana da Madeira e os agricultores desta região autónoma.

AMB // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.